Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Água

A Câmara Municipal de Palmela, tem por missão assegurar a gestão do serviço de abastecimento de água e drenagem de águas residuais prestado ao munícipe, estimulando a melhoria da qualidade da água de consumo e o desempenho das infraestruturas instaladas.

Para além da exploração e manutenção das infraestruturas de saneamento, tem também a competência da exploração e gestão dos sistemas de abastecimento de água do Concelho de Palmela e da rede de abastecimento associada bem como o Controlo da Qualidade que visa assegurar todas as ações de monitorização da qualidade da água nos termos da legislação aplicável, Decreto-Lei 306/07 de 27 de Agosto.

Missão:
  • Assegurar a gestão dos sistemas de abastecimento de água prestado ao munícipe, promovendo a melhoria contínua da qualidade da água de consumo e do desempenho das infraestruturas instaladas.
Visão:
  • Dotar o Concelho de Palmela em toda a sua área geográfica com rede pública de abastecimento de água efetuando a sua manutenção e exploração com uma equipa de profissionais dinâmicos e competentes que atuam de forma rápida na prestação de serviços do sector.
Tarifários | Qualidade da Água da Torneira

 

Palmela pratica tarifas social e familiar

Considerando a água um bem público que deve ser acessível à população, o Município de Palmela tem prosseguido com uma política de tarifários especiais que, através da aplicação dos tarifários social e familiar, permitem aos munícipes beneficiarem de reduções no valor da fatura mensal referente aos serviços de abastecimento de água.

Assim, os/as utilizadores/as domésticos/as que apresentem uma comprovada carência socioeconómica podem beneficiar de uma redução de 50% das tarifas fixas e variáveis de abastecimento e de saneamento, englobando as recolhas de águas residuais e de resíduos sólidos urbanos e destino final de lamas de fossas sépticas.

Os/as utilizadores/as não domésticos/as, como são exemplos as coletividades, IPSS’s, autarquias locais e associações não governamentais sem fins lucrativos, podem igualmente beneficiar de uma redução de 50% na tarifa fixa e variável de saneamento englobando a recolha de águas residuais domésticas e a remoção de resíduos sólidos urbanos.

Para além da tarifa social, a Câmara Municipal de Palmela optou ainda por incluir no tarifário do Município a tarifa familiar aplicável aos agregados familiares mais numerosos.

Esta informação está disponível para consulta no regulamento municipal dos Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais.

A inclusão destas tarifas é uma opção de gestão da Câmara Municipal de Palmela com o intuito de promover a coesão e a solidariedade social no Concelho e que complementa outras intervenções municipais que têm sido concretizadas nas infraestruturas com o objetivo de aumentar a qualidade do serviço prestado. Estes benefícios surgem também enquadrados nas recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Tarifas sociais para eletricidade e gás

Para além da tarifa social aplicada ao abastecimento da água, saneamento e resíduos, da competência dos Municípios, os/as cidadãos/ãs podem também beneficiar de reduções nas faturas de consumo de eletricidade e gás.

A tarifa social é aplicada automaticamente pelos comercializadores de eletricidade e gás natural, competindo à Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) identificar os potenciais beneficiários.

Podem beneficiar deste apoio, pessoas que se encontrem a receber da Segurança Social apoios como o complemento solidário do idoso, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez ou pensão social de velhice.

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações sobre estas tarifas sociais, os/as cidadãos/ãs devem contactar a DGEG ou, no caso problemas detetados com a faturação, os/ as interessados/as devem contactar a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

 

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados