Palmela cumpre tradicional Bênção das Fogaças

Fogacadepalmela 1 750 2500
10 Janeiro 2013
Esta tarde, Palmela realiza a tradicional Bênção das Fogaças, numa cerimónia a decorrer na Igreja Matriz de S. Pedro, às 18 horas, por iniciativa da Confraria Gastronómica de Palmela e da Igreja Paroquial, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Palmela.

Promover a Fogaça de Palmela e manter viva a tradição são os principais objetivos deste ritual comunitário, ligado às celebrações do Dia de Santo Amaro, que se assinala a 14 de janeiro. Nesta data, as Fogaças de Palmela - biscoito típico da vila, de sabor aromático marcado pela erva doce e pela canela – eram preparadas para oferecer ao Santo, e a sua forma variava consoante a promessa feita. Cozidas nos fornos comunitários ou nas padarias, já que poucas famílias dispunham de forno próprio, as Fogaças eram transportadas até à Igreja, no dia 15, em cestos de verga, ricamente decorados, para serem benzidas e leiloadas. As restantes eram distribuídas pelos fiéis, que as levavam para casa para serem comidas por todos, incluindo os animais.

A Confraria Gastronómica de Palmela retomou o ritual há vários anos e os Confrades irão levar ao altar as suas fogaças, confecionadas com produtos regionais, que, depois de benzidas, serão distribuídas pelos presentes. A cerimónia é aberta à participação de todos os interessados, que poderão levar, também, as suas fogaças para benzer e partilhar com a comunidade.