8 a 10 de Maio Pinhal Novo mostra como se faz um Mercado Caramelo
A 11.ª edição do Mercado Caramelo de Pinhal Novo foi apresentada este domingo no coreto da vila, numa iniciativa que contou com a presença dos organizadores e dos presidentes da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia do Pinhal Novo.
Os responsáveis da Confraria da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia, entidades que promovem a iniciativa, revelaram que, nesta edição, a Casa Caramela sofre «um novo arroteamento» e um «novo enquadramento» para receber atividades como a demonstração do fabrico de chouriços e a desfolhada. Destacam, igualmente, a «forte afluência» de participantes, representados em 120 stands, muitos deles de gastronomia e de vasta gama de produtos de artesanato e alimentares.
O Mercado é conhecido pelas animações de época, com figurantes trajados, recriação de ofícios antigos (ordenha, tosquia, fabrico de queijos), teatro de rua e o Mercadito Caramelo, com atividades educativas e diversão específica para crianças.
Ana Teresa Vicente, perante numerosa plateia, aponta esta festa popular, marcada para 8 a 10 de maio, no Largo José Maria dos Santos, como uma «iniciativa de sucesso que procura investigar as tradições». A autarca acrescenta que «não há sombra de dúvida de que, nos tempos idos, o papel dos mercados era extraordinariamente importante para a dinamização da economia e, de forma completamente diferente, continuam ainda a ser muito importantes».
O Mercado Caramelo realiza-se num espaço muito ligado à ferrovia e, «como sabemos, o desenvolvimento do Mercado do Pinhal Novo tem muito a ver com isto», relembra a presidente da Câmara Municipal de Palmela. O desenvolvimento, lembra Ana Teresa Vicente, «faz-se com o reconhecimento das tradições, dos valores locais, dos produtos locais e, no fundo, é o que esta iniciativa procura fazer».
O reconhecimento da importância do mercado pode ser constatado, como disse a autarca, no apoio financeiro atribuído à organização e no apoio logístico concedido. A edição de 2026 do Mercado Caramelo recebe, da Câmara Municipal de Palmela, um apoio financeiro de 7.500 euros e apoio logístico avaliado em 12 mil euros. A autarquia fundamenta os apoios concedidos no «impacto gerado diretamente pelo mercado na atividade económica e turística» e no «trabalho de recuperação de receituário antigo que esta iniciativa tem provocado».
O presidente da Junta de Freguesia do Pinhal Novo destacou o apoio financeiro concedido pela autarquia a que preside, mas também o apoio logístico que a junta disponibiliza, em especial na área da higiene e limpeza. João Estróia Vieira destaca que «este é um evento que já não é só do nosso concelho; é um evento a nível nacional em que há muita gente que vem de fora».
O termo «Caramelo» refere-se às populações que se fixaram no Pinhal Novo no século XIX para trabalhar na agricultura e na construção dos caminhos de ferro.
O programa completo da iniciativa já está disponível em https://www.facebook.com/mercadocaramelo