Comboio de Bicicletas já circula pelas escolas de Pinhal Novo
O CicloExpresso circulou pela primeira vez no Pinhal Novo, na manhã desta sexta-feira, com 22 crianças a percorrerem de bicicleta o caminho entre as respetivas casas e a Escola Básica Alberto Valente.
Sempre acompanhadas por vários «maquinistas» adultos que conduzem o comboio velocipédico que circulará às sextas-feiras, as crianças entraram à hora certa e em segurança nas escolas que frequentam. À chegada, a presidente da Câmara Municipal de Palmela, que as aguardava para as saudar, recordou que «estas formas de mobilidade não são novas, porque andar de bicicleta é das formas mais antigas de mobilidade, mas a verdade é que nas sociedades modernas, nas cidades, nas vilas, quanto mais população temos, mais dificuldade temos em utilizar estes meios de deslocação».
Ana Teresa Vicente salienta que o objetivo do projeto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Cooperativa Bicicultura, é «ganhar, desde logo, as crianças, que adoram andar de bicicleta, quando têm essa experiência, e ganhar os pais, transmitindo-lhes confiança com o que esta deslocação significa, que é energia, mobilidade, um estilo de vida mais saudável e uma experiência que estimula as crianças». A autarca está confiante no crescimento da iniciativa: «esperamos continuar a receber mais adeptos deste caminhar para a escola de bicicleta», acrescentou.
A nova linha do CicloExpresso no Pinhal Novo serve, no lado sul, os alunos das três escolas de 1.º Ciclo, as escolas Alberto Valente, Salgueiro Maia e João Eduardo Xavier, e da EB 2/3 José Maria os Santos. Na Quinta do Anjo o comboio já circula desde 2024, todas as terças-feiras.
Com o mote «Eu vou para a escola de bicicleta, e tu?», o CicloExpresso consiste na ida de grupos de crianças de bicicleta para a escola, em percursos e horários definidos. Os ciclistas são acompanhados por «maquinistas» adultos que circulam à frente, atrás e na lateral dos grupos, para formar o que designam como «caixa». Nos cruzamentos são adotadas, também, medidas adicionais para garantir a segurança das crianças.
A iniciativa é liderada por elementos destacados diretamente pela Cooperativa Bicicultura
As inscrições de crianças no CicloExpresso podem ser feitas em https://cicloexpresso.pt/inscricoes/palmela e para adultos que queiram participar voluntariamente como maquinistas em https://cicloexpresso.pt/como-funciona/maquinistas