Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município apoia ARCOLSA na preservação da ovelha saloia

Ovelha 1 1024 2500
2020/10/23

O Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 21 de outubro, a atribuição de um apoio financeiro extraordinário no valor de 650€ à ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, contribuindo para a alimentação e cuidados de saúde do rebanho de ovelhas saloias que esta Associação tem a seu cargo.

Com a pandemia COVID-19, a ARCOLSA viu reduzida a sua faturação, ficando sem os recursos necessários para garantir o funcionamento regular e o apoio indispensável aos produtores de leite. Os principais impactos na faturação foram resultado da quebra de vendas do Queijo de Azeitão, do cancelamento do Festival Queijo, Pão e Vinho, da suspensão de todas as atividades não urgentes de saneamento e vacinação de ovinos e caprinos e da diminuição das visitas ao Museu do Ovelheiro.

Esta quebra nas receitas criou uma situação financeira extremamente difícil, que tem tido como principal impacto a dificuldade em manter o rebanho de ovelhas saloias. Composto por 20 animais em estado puro da raça saloia, este rebanho tem por missão a preservação da raça no território, num momento em que os produtores de leite de ovelha desistiram da sua exploração em prol de raças exóticas, mais produtivas.

A ARCOLSA tem sempre mantido a alimentação equilibrada dos animais e procurado aumentar o efetivo com crias, para evitar a extinção e tentar incrementar o número de exemplares junto das pequenas explorações, sob supervisão da Associação.

O Município decidiu atribuir este apoio extraordinário, atendendo à relevância do projeto de preservação da raça saloia, ao papel desta Associação e à situação financeira que atravessa.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados