Palmela acolhe ucranianas/os em fuga da guerra

O Município de Palmela está solidário com o povo ucraniano e trabalhou, desde a primeira hora, com cidadãs/ãos ucranianas/os residentes no Concelho e com a rede social local, a fim de definir prioridades e participar ativamente no esforço nacional de apoio, acolhimento e integração de pessoas refugiadas.
O alojamento é uma necessidade prioritária e o Centro Municipal de Emergência está preparado com todas as condições para responder a situações de alojamento temporário. O Município está, também, a recensear as ofertas de alojamento disponibilizadas por entidades parceiras e por particulares que têm manifestado a sua abertura para acolher pessoas refugiadas.
Neste momento, encontram-se, já, alojadas/os em vários pontos do Concelho de Palmela, 32 cidadãs/ãos ucranianas/os, em casa de familiares, de particulares (sem ligação familiar) e numa instituição religiosa, e foram identificadas outras 32 situações de alojamento disponível, no Centro Municipal de Emergência, em IPSS e em casas particulares. Estão a ser, igualmente, consideradas vagas em estabelecimentos de cariz turístico.
Noutras vertentes, com o apoio de diferentes entidades e empresas e da sociedade civil, tem sido possível assegurar o apoio a famílias ucranianas em fuga da guerra, quer através de uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade, ainda a decorrer, quer de outros recursos essenciais ao acolhimento condigno destas pessoas. Entretanto, teve início uma nova edição do curso de português para estrangeiras/os, especialmente dedicado a pessoas ucranianas, e o CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes iniciou atendimentos itinerantes à população migrante do concelho de Palmela, com recurso à Unidade Móvel de Saúde.
O Município está em permanente articulação com as entidades nacionais que coordenam a task force, Alto Comissariado para as Migrações, Serviço de Estrangeiros e Fonteiras e Instituto de Segurança Social, e prevê a celebração de protocolos, numa resposta que se quer simultaneamente urgente e estruturada, em prol da integração plena destas famílias nas nossas comunidades.
Notícias relacionadas
-
/viver/noticias/noticia/municipio-apela-a-investigacao-de-crimes-de-guerra-e-apuramento-de-responsabilidades
Município apela à investigação de crimes de guerra e apuramento de ...
08 Abr 2022 -
/viver/noticias/noticia/ucrania-mais-uma-entrega-de-bens-apoia-refugiados
Ucrânia: mais uma entrega de bens apoia refugiados
28 Mar 2022 -
/viver/noticias/noticia/ucrania-campanha-de-recolha-de-bens-produtos-prioritarios
Ucrânia: campanha de recolha de bens - produtos prioritários
24 Mar 2022