Venda do Alcaide tem espaço verde e de lazer requalificado










As/os moradoras/es de Venda do Alcaide contam agora com um espaço verde e de lazer requalificado. O Jardim António Ferreira da Costa reabriu ao público a 11 de março, após obras de requalificação, num investimento municipal de 299.976,26€.
O Jardim conta com um espaço de jogo e recreio, uma zona de ginásio de ar livre, zonas de estada e percursos de utilização mista (pedonal e ciclável). A calçada na envolvente foi reparada e foram instaladas novas luminárias.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, esta intervenção representa o «pagar de uma dívida» para com António Ferreira da Costa, que foi Presidente do Município entre 1985 e 1989, as/os várias/os dirigentes da Associação de Moradores e a população de Venda do Alcaide, que «mereciam que este fosse um espaço requalificado e digno».
O Presidente realçou que, «à medida que as zonas urbanas vão crescendo, é preciso haver espaços verdes e de lazer» que acompanhem esse crescimento. Esta obra, explicou, teve em conta aspetos como a criação de pavimentos acessíveis, sem barreiras, e a iluminação mais eficiente e ambientalmente sustentável.
O momento simbólico de reabertura ao público contou com a presença de várias famílias de Venda do Alcaide. Álvaro Balseiro Amaro espera que o Jardim proporcione «momentos de encontro, convívio e felicidade» e apelou a «que usufruam do espaço e procurem mantê-lo». «O espaço tem que ser cuidado e preservado e todos têm que ajudar», alertou.
Para além da presença de autarcas e moradoras/es, a reabertura ao público teve momentos de animação a cargo do Bardoada - O Grupo do Sarrafo e Bardoadinha (Pinhal Novo).