Município tem Plano de Contingência para o COVID-19

No âmbito da prevenção e controlo da propagação do coronavírus – COVID-19, o Município de Palmela já dispõe de um plano de contingência interno.
Tendo como objetivos antecipar e gerir o impacto do COVID – 19, garantindo uma resposta eficaz e permanente quer às/aos trabalhadoras/es, quer nos serviços prestados pelo Município, o Plano contempla diversos procedimentos a adotar em função das necessidades que possam surgir.
Inclui, por exemplo, medidas de prevenção e um conjunto de procedimentos a adotar para garantir o funcionamento de serviços básicos à comunidade em cenários que impliquem o encerramento de serviços municipais ou perante uma elevada taxa de absentismo causada pelo número de trabalhadoras/es infetadas/os.
O Plano prevê a existência de um grupo coordenador que, presidido pelo Presidente do Município de Palmela, é constituído por dirigentes e técnicas/os nas áreas dos Recursos Humanos, Saúde Ocupacional, Serviço Municipal de Proteção Civil, Educação, Coesão Social e Comunicação.
No dia 3 de março realizou-se a primeira reunião deste grupo coordenador e, de imediato, foram tomadas algumas medidas tais como:
- Reforço da informação interna sobre o COVID 19 junto das/os trabalhadoras/es e nos espaços municipais;
- Divulgação do Plano à estrutura municipal;
- Formação às/aos trabalhadoras/es das áreas de atendimento pelo serviço de saúde ocupacional;
- Reforço de stock e disponibilização de gel desinfetante para os serviços municipais;
- Criação de um endereço eletrónico interno para responder a dúvidas relacionadas com o COVID-19.
Estando o Município de Palmela a acompanhar permanentemente todas as orientações da Direção Geral de Saúde e de outras entidades, as diversas fases previstas no Plano são ativadas em função das decisões que foram sendo tomadas pelas entidades competentes a nível nacional.