Município empenhado na reabilitação da Ponte do Zambujal

Pontemarateca 1 750 2500
07 Fevereiro 2013
No âmbito do processo de recuperação da antiga ponte ferroviária de acesso à Herdade do Zambujal, freguesia de Marateca, a Câmara Municipal de Palmela e a REFER procederam, entre novembro de 2012 e janeiro deste ano, ao desenvolvimento do caderno de encargos para lançamento do concurso para a inspeção e elaboração do projeto de recuperação da ponte, fase que foi acompanhada pelos responsáveis da Herdade.

Imediatamente após a adjudicação, terá lugar a decapagem (remoção de pintura e oxidação) dos elementos metálicos, o que permitirá o controlo metrológico rigoroso e a realização de ensaios à estrutura metálica, para avaliar quais os elementos estruturais a substituir ou a reforçar posteriormente.

Concluída esta etapa, a Câmara Municipal de Palmela apresentará os resultados e discutirá a fase seguinte (obra de recuperação/ reabilitação da ponte) com os proprietários da Herdade e com a população residente.

Entretanto, o Município continua a disponibilizar transporte para ligação entre a Herdade do Zambujal e a aldeia de Águas de Moura, nos horários já divulgados.