Aprovado Plano de Controlo de Qualidade da Água Para Consumo Humano no Concelho de Palmela

19 Dezembro 2008
O Plano de Controlo da Qualidade da Água para consumo humano distribuída na rede pública no Concelho de Palmela foi aprovado pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos.

O Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) para consumo humano foi elaborado pela Câmara Municipal de Palmela dando assim cumprimento ao número 2 do art.º 14 do Decreto-Lei 306/07, de 27 de Agosto.

O PCQA aprovado pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos contempla a realização, em 2009 de:

242 análises ao grupo de parâmetros Rotina 1;
119 análises ao grupo de parâmetros R2;
29 análises ao grupo de parâmetros Inspecção.

Para além destas análises os serviços da Divisão de Águas de Abastecimento e Residuais efectuam diariamente o controlo operacional das infra-estruturas inerentes ao abastecimento de água, no qual está incluído a realização de análises suplementares em toda a área do Concelho.

A existência do controlo operacional visa a promoção e a adopção de metodologias sistematizadas de controlo de qualidade com reflexos ao nível da melhoria da contínua da água distribuída. A realização do referido controlo de forma eficaz e eficiente levou a Divisão de Águas de Abastecimento e Residuais da Câmara Municipal de Palmela a candidatar-se ao Prémio da Qualidade promovido pela AMRS.

Os editais de qualidade da água são publicados trimestralmente no edifício da Câmara Municipal de Palmela, Divisão de Águas de Abastecimento e Residuais e Juntas de Freguesia, podendo ainda ser consultados no site da autarquia em Qualidade da Água.