Escola EB 2,3 Hermenegildo Capelo promove recolha de materiais didáticos
A turma do 9.º D da Escola EB 2,3 Hermenegildo Capelo, em Palmela, está a desenvolver uma campanha para angariação de materiais didáticos (jogos interativos, plasticinas, materiais de pintura e desenho, entre outros), com o objetivo de melhorar, enriquecer e valorizar a sala de multideficiência. Os materiais, novos ou em boas condições de utilização, podem ser entregues na escola, no dia 13 de novembro, entre as 9h00 e as 12h30.
A campanha surge no âmbito do Projeto “Youth Lab 4 Inclusion”, da APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, que conta com o apoio do Município de Palmela. Nascido de um desafio lançado pelo Gabinete da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade à APCAS, o projeto começou a ser desenvolvido, este ano, nas escolas do 3.º ciclo e ensino secundário da Península de Setúbal.
O “Youth Lab 4 Inclusion” contempla uma escola por concelho, sendo que, em 2018, foi convidada a participar a EB 2,3 Hermenegildo Capelo. A turma do 9.º D trabalhou o projeto no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, focando o tema da inclusão das/os alunas/os com necessidades educativas especiais (identificação de barreiras e falta de condições nas salas de trabalho destas/es alunas/os).
A turma privilegiou a intervenção na sala de multideficiência da escola, que acolhe diariamente 6 a 8 alunas/os, não apresentando as condições físicas necessárias. As/os alunas/os encontram-se a tentar estabelecer parcerias com várias entidades, para concretizar um projeto com vista à resolução das barreiras arquitetónicas identificadas, que passa por reformular o espaço e prolongar a área da sala para o exterior. O Município mostrou-se disponível para colaborar, tendo em conta todos os valores sociais, humanos, de cidadania e de inclusão inerentes ao Projeto “Youth Lab 4 Inclusion”.