Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Recomendações do ACES Arrábida: Proteja-se do frio e vacine-se contra a gripe

Etiqueta respiratoria 1 1024 2500
05 Dezembro 2018

A Unidade de Saúde Pública do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida tem em vigor o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno e reforça os cuidados a ter para se proteger do frio e a importância da vacinação contra a gripe.
O ACES Arrábida recomenda algumas medidas preventivas, nomeadamente, usar várias camadas de roupa (evitando vestuário demasiado justo, que dificulte a circulação sanguínea) e calçado adequado às condições meteorológicas, assim como proteger as extremidades do corpo; consumir alimentos quentes, dividindo-os por 5 a 6 refeições diárias e evitando bebidas alcoólicas; manter a temperatura da casa entre os 18ºC e os 21ºC, protegendo frestas de portas e janelas, mantendo a casa arejada e limpa de humidade e bolores e desligando os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa. É recomendada especial atenção por parte das famílias e vizinhas/os a pessoas idosas e em condição de maior isolamento.
A vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção e é fortemente recomendada a pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicas/os, grávidas e profissionais de saúde e outras/os prestadoras/es de cuidados, devendo ser feita, preferencialmente, até ao final do ano (contacte o seu centro de saúde).
Em caso de gripe, o ACES Arrábida alerta para medidas para evitar o contágio, tais como cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ou o braço ao espirar ou tossir, nunca com as mãos, deitando depois o lenço no lixo e lavando as mãos; evitar tocar nas mucosas dos olhos, boca ou nariz.
Se tiver febre, tosse, dores de cabeça ou musculares, ligue primeiro para a Saúde 24 (808 24 24 24). Mais informação disponível na página da Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt).

Consulte os folhetos informativos:

Frio

Gripe

Etiqueta_respiratoria

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados