“Eu Participo!” bateu recordes de participação e investimento em 2018

Reuniao eu participo 1 1024 2500
2018/12/12

Os resultados da edição de 2018 do processo “Eu Participo!” foram apresentados no dia 11 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, perante uma sala cheia. O Município de Palmela fez um balanço do processo participativo e deu a conhecer as intervenções mais votadas pela população, em cada freguesia, e aquelas que foram já integradas nas Grandes Opções do Plano (GOP).
Em 2018, a participação neste processo voltou a crescer. Para além do interesse demonstrado pelas/os muitas/os munícipes que participaram nas reuniões descentralizadas, foram recebidos 335 inquéritos em abril e 1.331 em setembro. Nesta edição, destaca-se a tendência para a participação de munícipes cada vez mais jovens, a maioria no escalão etário entre os 40 e os 49 anos.
Das propostas “Eu Participo!” apresentadas nas últimas edições, cerca de duas dezenas estão integradas nas GOP 2019-2022, com destaque para o asfaltamento de ruas, intervenções ao nível do abastecimento de água e saneamento, requalificação de espaços públicos ou construção de novos equipamentos. O volume de investimento incluído nas GOP em resultado das votações do “Eu Participo!” também tem vindo a aumentar, tendo atingido, no período 2017/2018, os 800 mil euros.
Em 2019, o “Eu Participo!” está de regresso, com as primeiras reuniões descentralizadas para discussão e apresentação de propostas entre 8 e 12 de abril, análise política e técnica das propostas apresentadas ao longo do verão e novas reuniões para debate e hierarquização entre 16 e 20 de setembro. A apresentação de resultados decorrerá em dezembro.
Pioneiro, em Portugal, na implementação de processos de democracia participativa, o Município discute com as populações e agentes locais de todas as freguesias, anualmente, a gestão pública do território, em processos como o “Eu Participo!” ou as Semanas das Freguesias. Internamente, é dinamizado o “Eu Participo! Trabalhadoras/es Municipais” e, junto da comunidade educativa, o Município desenvolve, ainda, um projeto de participação e educação cidadã, premiado internacionalmente.

Propostas “Eu Participo!” mais votadas em cada freguesia, em 2018

Palmela