Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Dia histórico para a mobilidade no concelho de Palmela e na AML

Lancamento passe social  2  1 1024 2500
2019/04/02

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro e a Vereadora Fernanda Pésinho, responsável pelas áreas da Mobilidade e Transporte Públicos, viajaram, esta manhã, 1 de abril, no circuito urbano de Pinhal Novo, que passou a estar concessionado à empresa TST – Transportes Sul do Tejo, e que tem, a partir de hoje, acesso gratuito para todas/os as/os utentes.

Este transporte, que assegura a ligação entre os lados norte e sul da vila de Pinhal Novo, era, já, gratuito para utilizadoras/es do Cartão Municipal Idade Maior e conta, agora, com uma viatura mais moderna e confortável, equipada para responder às necessidades das pessoas com mobilidade condicionada.

Ainda no período da manhã, o Presidente integrou a comitiva de autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e do Governo que participaram, em Setúbal, na cerimónia oficial de arranque dos novos Passes Sociais Navegante. No momento simbólico - que encerrou o percurso em transporte público coletivo iniciado na Ericeira, concelho de Mafra, no extremo norte da AML – foi reafirmada a importância histórica desta medida, aprovada, de forma unânime, pelos 18 municípios que constituem a AML, que assumiram este compromisso comum de garantir mobilidade para todas/os, mais barata, dando cumprimento a um direito constitucional e contribuindo para a descarbonização e para retirar pressão automóvel das cidades.

Para um/a munícipe do concelho de Palmela, no extremo sul da AML e com 465 km2 de extensão, a circulação em qualquer meio de transporte coletivo dentro do concelho passou a custar 30 euros e por 40 euros é possível viajar, durante todo o mês, no território da AML. Para menores de 13 anos, os novos passes são gratuitos e para a população +65, têm o valor de 20 euros. A partir de julho, será possível aceder, ainda, às modalidades “Família”, que abrangem todo o agregado familiar, independentemente do número de elementos, com valores que não ultrapassam os 60 euros para viajar dentro do município de residência e os 80 euros para circular na AML.

Viagem circuito pinhal novo  2  1 1024 2500

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados