Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Palmela Inspira Ambiente: Campanha mobiliza para mudança de atitudes

Banner1400x550px 1 1024 2500
2019/06/06

No dia Mundial do Ambiente, assinalado ontem, dia 5 de junho, o Município apresentou a nova Campanha “Município Palmela Inspira Ambiente”, que pretende mobilizar novas atitudes e desafia as/os cidadãs/ãos a contribuírem para Palmela enquanto território mais eco da Área Metropolitana de Lisboa.

Funcionando como aglutinadora de sete grandes áreas – água, energia, biodiversidade, limpeza urbana, resíduos, mobilidade e animais - cujo contributo específico em cada uma vai refletir-se na sustentabilidade do território, esta campanha dirige-se a diversos públicos e com o recurso a múltiplos suportes, em momentos diferentes.

Biodiversidade, pela riqueza e diversidade que o Município pretende preservar. A estrutura biofísica fundamental de proteção e valorização ambiental soma quase metade da área do território, entre Parque Natural da Arrábida, Reserva Natural do Estuário do Sado, Reserva Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional, Espaços Florestais e zonas propostas para a Rede Natura 2000.

Animais, porque proteger todos os animais é proteger a biodiversidade. Todos os animais são essenciais para o ambiente natural, mas os animais de companhia têm um papel essencial no ambiente social. O seu bem-estar é uma preocupação do Município, mas deverá ser de todas/os, acarinhando e protegendo o animal que se tem em casa, optando por adotar, colaborando com as associações de defesa dos animais e protegendo que vivem na comunidade.

Água, porque estando o concelho de Palmela sobre o maior aquífero da Península Ibérica, essa enorme riqueza corresponde a uma enorme responsabilidade. O Município investe cada vez mais na gestão eficiente e na qualidade da água, no saneamento e na limpeza e proteção de linhas de água. Mas, também esta é uma tarefa de todas/os.

A Energia é um dos maiores desafios ambientais dos nossos dias. É essencial usar energias limpas, renováveis e, ainda assim, reduzir os consumos energéticos. Ao optar por melhor energia, reduz-se as emissões de gases com efeito de estufa, preservando a atmosfera e combatendo as alterações climáticas.

Limpeza Urbana, porque as ruas, praças, largos e caminhos são, também, a nossa casa e como tal devem ser tratados da mesma forma, evitando sujar e desordenar. Quem suja polui e contribui para pragas e doenças e piora a imagem urbana. Manter o espaço público limpo é contribuir para um mundo menos poluído.

Na área dos Resíduos, é fundamental que cada família e cada empresa abrace uma verdadeira mudança comportamental, aderindo convictamente à política dos 5 R´s: repensar, recusar, reduzir, reciclar, reutilizar. É imperativo produzir menos resíduos e tratar de forma adequada os que sobram, respeitando as regras de deposição.

Por último, Mobilidade, porque a forma como nos movemos tem um impacte muito grande na nossa saúde e na saúde do planeta. Quantos mais veículos motorizados individuais circularem, mais emissões de gases com efeito de estufa são produzidos e menos espaço há para as pessoas.

Na ocasião, a Vereadora com o Pelouro do Ambiente, Fernanda Pésinho, sublinhou que «as questões ambientais têm hoje uma centralidade incontornável em qualquer estratégia de desenvolvimento e um papel maior na nossa agenda política. Apostamos, com determinação, em fazer bem o planeamento, a infraestruturação, em gerir com a maior eficiência os recursos naturais, combater a poluição e as alterações climáticas. Estas preocupações materializam-se em ações concretas, na gestão de todos os dias. Contudo, vencer o desafio de sermos o Município mais eco da Área Metropolitana de Lisboa só é possível com o investimento de todas/os e uma verdadeira revolução nos comportamentos».

Marca ambiente 1 1024 2500
Marca ambiente3 1 1024 2500
Marca ambiente2 1 1024 2500

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados