Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Doçaria de Palmela promoveu-se na RTP

7maravilhas 1 1024 2500
2019/07/19

O Arroz Doce com Leite de Ovelha e o Bombom de Moscatel, doces apurados para representar o Concelho de Palmela na final distrital do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, foram apresentados e promovidos durante o programa transmitido ontem, dia 17 de julho, em direto pela RTP1 e pela RTP Internacional para milhões de espetadores em todo o mundo, a partir da capital de distrito. Independentemente dos resultados finais por votação telefónica, este foi mais um momento de grande importância e visibilidade na promoção da nossa gastronomia e, de forma mais lata, dos nossos produtos locais, valores endógenos e oferta cultural e turística.

A população, as autarquias e as diversas associações locais vestiram a camisola e integraram, com entusiasmo, a claque que defendeu e representou a doçaria de Palmela. O programa contou com a participação do Presidente Álvaro Balseiro Amaro e da Vereadora Fernanda Pésinho, representantes do Munícipio de Palmela - entidade promotora da candidatura - de Amílcar Malhó e Simone Fragoso, respetivamente, padrinho e líder de claque do Arroz Doce com Leite de Ovelha, e de Toy e Anabela Rito, o padrinho e a líder de claque do Bombom de Moscatel. São de sublinhar a participação e o empenho, ao longo de todo o processo de candidatura, do Chef Óscar Fernandes, da Confraria Gastronómica de Palmela, responsável pelo Arroz Doce com Leite de Ovelha, e de Nuno Gil, da Confeitaria S. Julião, criador do Bombom de Moscatel, bem como de todas/os as/os doceiras/os que participaram nos momentos iniciais de seleção.

A candidatura do Município de Palmela às “7 Maravilhas Doces de Portugal” correspondeu às diferentes categorias propostas pela organização e integrou 7 doces: a Fogaça de Palmela, o Pastel de Moscatel, o Arroz Doce com Leite de Ovelha, o Bolo de Família, os Bolinhos de Amêndoa, o Doce de Pera Rocha com Moscatel e o Bombom de Moscatel. Na primeira fase de seleção, entre várias centenas de propostas de todo o país, Palmela avançou com 5 doces e, na segunda fase de seleção, o painel de especialistas selecionou o Arroz Doce com Leite de Ovelha e o Bombom de Moscatel para figurarem entre os 7 finalistas distritais, o que, entre tantas delícias dos 13 concelhos da Península de Setúbal e do litoral alentejano, foi já um feito de nota.

O Arroz Doce com Leite de Ovelha foi desenvolvido há cerca de duas décadas pela Confraria Gastronómica de Palmela, no âmbito do Festival Queijo, Pão e Vinho, como forma de promover o leite inteiro das ovelhas que pastam na Arrábida - o mesmo que é utilizado para produzir o Queijo de Azeitão DOP. Resulta, assim, numa receita mais rica, cremosa e inesquecível.

A promoção da inovação a partir dos produtos endógenos tem sido um dos eixos de trabalho do Município na área da gastronomia e Nuno Gil tem sido um criador profícuo, com propostas originais, que têm levado mais longe o nome dos melhores produtos da região. O Bombom de Moscatel é um excelente exemplo, «um autêntico diamante» da nossa doçaria, que divulga o Moscatel produzido em Palmela junto de novos públicos.

7mdoces

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados