Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Florbela Teixeira apresenta romance na Biblioteca de Palmela

Rosalia   a menina exposta da roda 1 1024 2500
2019/11/13

O livro “Rosália - A menina exposta da roda”, de Florbela Teixeira, é apresentado a 23 de novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, com a presença da autora. A apresentação é organizada pela Câmara Municipal de Palmela e estará a cargo da Professora Ana Guida Gouveia.

Neste romance, Florbela Teixeira narra a história de vida de uma jovem, nascida em parte incerta a 20 de abril de 1802, criada na Casa do Adro pelo padre e pela criada, que anseia descobrir as suas origens.

A protagonista, levada pelas memórias que encerra a sete chaves no seu coração, parte numa viagem atribulada ao encontro do passado. Na sacristia da Igreja de S. Salvador do Unhão, consulta, com avidez, os livros paroquiais de registo de batismo. Aguarda-a uma terrível e confrangedora surpresa. “Rosália, exposta da roda!”, um murmúrio constante e abrasador que lhe domina o pensamento e aflige o coração. O Portugal oitocentista é o palco e o ambiente económico, social, cultural e político da história de Rosália e do padre Amorim.

Natural de Felgueiras, distrito do Porto, Florbela Teixeira, 55 anos, é licenciada em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras do Porto. Reside em Palmela e é professora na Escola Básica Hermenegildo Capelo. “Uma família nos tempos de Salazar” foi o seu primeiro romance histórico publicado.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados