Município contesta encerramento da única agência bancária de Poceirão

Mocao 1 1024 2500
2020/07/03

O Município de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião de 1 de julho, uma moção contra o encerramento da última agência bancária de Poceirão, o balcão do Millenium BCP.

O anúncio do encerramento, uma decisão tomada unilateralmente, foi recebido com surpresa pela população e pelas autarquias locais, num território extenso, de povoamento disperso, com muitas empresas do setor agrícola e com uma população maioritariamente idosa.
O fecho da agência, que poderá representar também o fim da única caixa ATM de Poceirão, associado à falta de médicas/os de família, ao encerramento de postos dos CTT e à deficiente rede de transportes públicos, contribui para a desertificação e para pôr em causa o desenvolvimento social e económico desta freguesia rural. O Município apela, por isso, a que a administração do Millenium BCP reverta a sua posição e mantenha o serviço bancário em funcionamento na localidade.

Transcreve-se, abaixo, o texto integral da moção:

«A população de Poceirão e as autarquias locais receberam com surpresa o anúncio do encerramento da última agência bancária em funcionamento na freguesia. O balcão do Millenium BCP de Poceirão serve um território extenso e de povoamento disperso, com muitas empresas do setor agrícola e regista uma elevada afluência, que contraria esta decisão, tomada de forma unilateral.

O fecho de balcões, com consequente despedimento de trabalhadoras/es e diminuição dos níveis de serviço às/aos clientes, é, aliás, uma estratégia corrente do setor bancário em todo o país, com vários casos recentes na freguesia de Palmela.

O encerramento desta agência, que poderá representar, também, o fim da única caixa ATM de Poceirão, é particularmente penalizador para a população idosa e mais vulnerável da freguesia, menos familiarizada com o acesso online, e que se vê, assim, privada de mais um serviço de proximidade.

Este facto - associado à falta de médicas/os de família, ao encerramento de postos dos CTT e à deficiente rede de transportes públicos, entre outras lacunas - contribui para a desertificação destes lugares e concorre para pôr em causa o desenvolvimento social e económico das freguesias rurais, deixando, muitas vezes, para as autarquias o ónus de encontrar soluções que assegurem a qualidade de vida das populações e a coesão territorial.

Reunida no dia 1 de julho de 2020, a Câmara Municipal de Palmela delibera:

- Repudiar o encerramento da última agência bancária de Poceirão;

- Apelar à administração do Millenium BCP que reverta a sua posição e mantenha o serviço bancário em funcionamento na localidade;

- Dar conhecimento da presente moção a:

. Sua Excelência, o Presidente da República;
. Sua Excelência, o Presidente da Assembleia da República;
. Sua Excelência, o Primeiro-Ministro;
. Grupos Parlamentares;
. Assembleia Municipal de Palmela;
. Assembleias e Juntas de Freguesia do Concelho de Palmela;
. Associação Nacional de Municípios Portugueses;
. Associação Nacional de Freguesias;
. Conselho Metropolitano de Lisboa;
. Associação de Municípios da Região de Setúbal;
. Banco de Portugal;
. Conselho de Administração do Millenium BCP;
. Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional;
. União Geral de Trabalhadores;
. Sindicato dos Bancários Sul e Ilhas;
. Comunicação social local, regional e nacional».