Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Palmela nos 20 anos da Gastronomia Portuguesa Património Cultural

20 anos gastronomia portuguesa patrimonio cultural 1 1024 2500
2020/07/22

Palmela participa na programação comemorativa dos 20 anos da elevação da Gastronomia Portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, que a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a ARPV - Associação das Rotas de Vinhos de Portugal promovem, de 24 a 26 de julho, com iniciativas online e presenciais.

No dia 25, será lançado, em formato digital (em www.ampv.pt), um conjunto de propostas de harmonização Gastronomia/Vinho, apresentadas por municípios que integram a AMPV. O Município de Palmela propõe uma harmonização entre o Queijo de Azeitão DOP e um vinho clássico de Palmela, um monovarietal da principal casta tinta da região - a Castelão. Como alternativa mais improvável, sugere o famoso Moscatel de Setúbal ou o Moscatel Roxo de Setúbal. A harmonização perfeita surge quando se associa a tradicional Fogaça de Palmela, barrada com Queijo de Azeitão, a um destes vinhos.

Os municípios vão também aproveitar a efeméride para homenagear figuras que tenham contribuído para a notoriedade, promoção e valorização da gastronomia local/regional. Palmela vai destacar, em vídeo (disponível no site da AMPV e nos canais digitais do Município), o produtor de vinho Filipe Cardoso e o mestre doceiro Nuno Gil, que criaram um produto inovador: o Bombom de Moscatel de Setúbal.

A Gastronomia e o Vinho são dos produtos mais importantes da oferta turística e a harmonização entre os dois é uma das experiências mais procuradas pela/o enoturista. Foi esta a razão que levou a AMPV e a ARVP, perante o quase esquecimento da data e da sua importância, a promoverem, com os municípios e Rotas de Vinho, um conjunto de atividades que decorrem em todo o país, como forma de assinalar os 20 anos da elevação da Gastronomia a Património Cultural de Portugal. Mais informação: www.facebook.com/GastronomiaPC/.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados