Incremento do perigo de incêndio rural – Alerta Laranja

Smpc 1 1024 2500 1 1024 2500
2020/07/24

De acordo com informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e face às condições meteorológicas adversas prevê-se, até às 23h59 do dia 28 de julho, incremento do perigo de Incêndio Rural – Alerta Laranja.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Em função da previsão de condições meteorológicas adversas, recorda-se ainda que durante o período crítico, de 1 de julho a 30 setembro é proibido:

- Realizar queimadas extensivas sem autorização.

- Realizar Queima de Amontoados sem autorização.

- Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

- Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

- Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

- Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

- Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.