Aprovado novo Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Forest fire 432870 1920 1 750 2500
29 Dezembro 2016

O novo Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PIMDFCI) foi aprovado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), após parecer prévio da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Este documento estratégico para a proteção do nosso património florestal e para a segurança do território tem uma vigência de cinco anos e abrange as áreas dos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

À semelhança do predecessor, o PIMDFCI inclui a informação base, ocupação do solo e histórico de incêndios florestais e identifica as várias infraestruturas de defesa da floresta. O Plano estabelece, também, o respetivo planeamento, em cinco eixos de intervenção, que passam pelo aumento da resiliência do território face aos incêndios florestais e por ações de sensibilização e informação junto da população. Dentro do PIMDFCI encontra-se o Plano Operacional Municipal (POM), que define a operacionalização, em particular, no que respeita às ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

O PIMDFCI está disponível para consulta na página da Protecção Civil.