Temporal de 19 de dezembro: Proteção Civil e bombeiros com pronta intervenção

Img 0462 1 1024 2500
21 Dezembro 2019

O forte temporal que assolou a região entre os dias 19 e 20 de dezembro causou 59 ocorrências no concelho de Palmela, que tiveram o devido acompanhamento por parte do SMPC - Serviço Municipal de Proteção Civil e das três corporações de bombeiros (Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura).

Devido à aproximação da depressão Elsa, que provocou chuva e ventos fortes, com rajadas que ultrapassaram os 100km/h em alguns locais, no concelho, os períodos mais críticos ocorreram durante o dia 19 e os efeitos prolongaram-se durante o dia 20. Registaram-se, sobretudo, queda de árvores e de estruturas (andaimes, candeeiros, painéis publicitários), arrastamento de contentores de resíduos sólidos urbanos e alagamento de estradas (EN252, no atravessamento da Ribeira da Salgueirinha, e Rua do Aviário, entre outras).

As ocorrências foram prontamente acompanhadas pelo SMPC, em colaboração com outros serviços da Câmara Municipal de Palmela (Divisões de Conservação e Logística, de Águas e Resíduos Sólidos Urbanos e de Estudos, Planeamento e Obras Públicas), destacando-se o papel fundamental dos corpos de bombeiros do concelho na resolução das ocorrências

Relativamente ao temporal, falta efetuar o balanço. No entanto, a maioria das situações foi resolvida e as que, pela sua complexidade, não foi possível resolver de imediato estão a ser devidamente acompanhadas pelos serviços municipais.