Requalificação do Centro Comunitário de Águas de Moura: Candidatura aprovada

A candidatura ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 (PORLisboa 2020) “C3. Requalificação do Centro Comunitário de Águas de Moura”, apresentada pelo Município de Palmela, já foi aprovada.
Com um valor global elegível de 500 mil euros e cofinanciamento FEDER reembolsável de 50%, esta operação consiste na reabilitação do edifício onde funcionou o Antigo Quartel dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura, atualmente, edifício municipal, com o objetivo de criar um novo espaço para a instalação do Centro Comunitário de Águas de Moura. Pretende-se que seja um espaço para o exercício da cidadania nas mais variadas formas (cultura, ação social, juventude, inovação, empreendedorismo e emprego), para o desenvolvimento de competências e de conhecimento, que permita a integração de valências municipais e possibilite, igualmente, a dinamização de atividades pelas associações locais e a comunidade.
O projeto prevê a criação, entre outras valências, de um espaço para o Pólo da Biblioteca, Espaço Juventude, sala multifuncional, Gabinete de Atendimento Municipal, sala de reuniões, sala polivalente (que poderá servir para a incubadora de empresas/Loja da Aldeia) e um open space, com condições para a dinamização de atividades de formação, oficinas, aulas de dança, ginástica, taekwondo, exposições, palestras, entre outras. Todo o edifício será dotado de rede Wi-fi.
A operação teve início, fisicamente, em junho de 2017, com a adjudicação do projeto de execução, prevendo-se que fique concluída em maio de 2020.
Esta candidatura inscreve-se no âmbito do Eixo 8 do PORLisboa 2020, em particular, no PEDU-PAICD, na PI. 9.8. “A concessão de apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais”.
Sobe, assim, para 31 o número de candidaturas apresentadas pela Autarquia para a obtenção de financiamento, das quais 29 já se encontram aprovadas. Aguardam apenas aprovação as candidaturas “Iluminação Pública Eficiente do Concelho de Palmela” e “Eu Conquisto o meu Sucesso - Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela”, devido à necessidade de obtenção de pareceres de entidades externas (DGEG e DGEST, respetivamente).