2 a 4 de julho – Pinhal Novo FIG – Festival Internacional de Gigantes: visite as exposições!

No âmbito do 11.º FIG – Festival Internacional de Gigantes, que decorre de 2 a 4 de julho, em Pinhal Novo, há três exposições que podem ser visitadas pelo público no Museu da Música Mecânica, em Arraiados e no Auditório e Biblioteca Municipal de Pinhal Novo: “Zés-P'reiras no Entre Douro e Minho”, “Gigantes, Cabeçudos e outras coisas do Arco-da-Velha” e “Instrumentos Musicais do Mundo”.
O FIG é uma parceria da Câmara Municipal de Palmela com o Bardoada – Grupo do Sarrafo, ATA- Ação Teatral Artimanha, PIA – Projetos de Intervenção Artística e Associação Juvenil COI e conta com o apoio de um conjunto de entidades.
De acordo com a situação pandémica, o FIG 2021 irá realizar-se em diversos locais de Pinhal Novo, cumprindo as normas de saúde e segurança da DGS. Os espetáculos, com participação gratuita, terão lotação limitada, mediante levantamento de bilhetes, na bilheteira do Auditório Municipal de Pinhal Novo, até uma hora antes do início (não há reservas).
Consulte o programa completo do FIG e também o Catálogo de Programação aqui ou em https://fig.cm-palmela.pt/.
EXPOSIÇÕES
4 de julho | 11h00 | Museu da Música Mecânica
Visita orientada à Exposição “Instrumentos Música do Mundo”
Coleção de instrumentos, de diferentes proveniências, alguns dos quais praticamente desconhecidos. Esta proposta tem como objetivo proporcionar o contacto com a diferença e a multiculturalidade que se traduz, também, na diversidade dos sons produzidos nas várias partes do mundo, na forma e nos materiais utilizados.
Inscrições obrigatórias até 3 de julho, às 18h00, através do email: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.
Transporte (ida e volta ao MMM), às 10h30, junto à antiga estação ferroviária de Pinhal Novo (Museu- A Estação). Indique essa necessidade na sua inscrição.
Limite máximo de visitantes: 20
A exposição ficará patente ao público até 30 de outubro.
https://museudamusicamecanica.com/
https://www.facebook.com/museudamusicamecanica/
4 julho – Foyer Auditório do Pinhal Novo
Exposição “Zés-P'reiras no Entre Douro e Minho”
Exposição sobre os célebres Zés Pereiras, grupos de tocadores de aerofones e instrumentos de percussão, como gaitas-de-fole, caixas de rufo e bombos, que adquiriram um papel central nas festas e romarias populares de Portugal.
Esta exposição propõe-nos um olhar atento aos seus instrumentos musicais, aos trajes, ao repertório e à sua presença nas festividades.
De 1 a 15 de julho – Biblioteca | Pinhal Novo
Exposição “Gigantes, Cabeçudos e outras coisas do Arco-da-Velha”
Pelas/os alunas/os das Escolas Básicas de Pinhal Novo. A imaginação e a criatividade têm uma forma e uma história para contar.