COVID-19: Apoio municipal extraordinário para Associações de Dadores de Sangue

As Associações de Dadores de Sangue do concelho vão receber um apoio municipal extraordinário no contexto da pandemia COVID-19, no valor global de 1.500€. Aprovado, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Palmela de 27 de janeiro, este apoio contempla as Associações de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo e na Freguesia de Poceirão e o Núcleo de Dadores de Sangue dos Bombeiros de Palmela, que recebem 500€ cada.
Apesar de todas as dificuldades sentidas e de todas as restrições impostas pelo combate à pandemia, as Associações de Dadores de Sangue sempre lutaram e uniram esforços para continuar com as recolhas benévolas, cruciais para a manutenção das reservas de sangue que, atualmente, apresentam níveis preocupantes face às necessidades sentidas (todos os dias, são necessárias mil unidades de sangue).
No concelho, este trabalho é assegurado por estas três estruturas, com atividade protocolada com o IPST - Instituto Português do Sangue e da Transplantação e que integram também a FEPODABES - Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue. São organizações que se deparam com necessidades de natureza financeira, logística e organizacional, agravadas pela crescente despesa com a aquisição de equipamento de proteção (máscaras, luvas, desinfetantes, entre outros), para que as suas iniciativas decorram com a máxima segurança.
No contexto único de pandemia, o Município considera necessário e urgente o reforço de todos os laços de cooperação e solidariedade, para que se mantenham as respostas a nível local que contribuem para as reservas de sangue, tendo decidido, por isso, atribuir este apoio extraordinário.