Grupos de Bombeiros Permanentes e Equipas de Intervenção Permanente - Apoio Municipal ultrapassa Meio Milhão de Euros

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 13 de janeiro, os Protocolos de Apoio ao Funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes (GBP), a celebrar com as Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho, relativos a 2021.
Os Protocolos prevêem a atribuição de uma comparticipação municipal no valor global de 482.195 euros, às Associações Humanitárias dos Bombeiros de Palmela, dos Bombeiros de Pinhal Novo e dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura. Cada Associação recebe um apoio de 130.282 euros, para o financiamento de oito elementos por cada corporação, num total de 24, mantendo a mesma composição e valores dos protocolos referentes a 2020.
Foi igualmente aprovada a comparticipação do funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), compostas por cinco elementos (um chefe e quatro bombeiras/os), sendo a sua remuneração e outros encargos associados, suportados em partes iguais entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e as Câmaras Municipais, de acordo com os protocolos celebrados entre estas entidades e os corpos de bombeiros beneficiados, num, total de 91.349 euros.
Por último, foi aprovada a comparticipação nos custos dos seguros das viaturas de emergência, de acordo com a listagem a remeter pelas Associações até ao final de junho, que habitualmente ultrapassa os 25.000 euros.
Recorde-se que o Município de Palmela foi percursor no desenvolvimento de parcerias e apoios às Associações de Bombeiros do Concelho, através da criação de instrumentos que permitiram, nos últimos anos, dotar os corpos de bombeiros de meios adequados e de prontidão na prestação do socorro.
Os GBP são grupos de bombeiros em regime de permanência, com capacidade de resposta ao minuto, durante as 24 horas do dia. A sua criação permitiu um reforço da capacidade de intervenção das corporações, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de segurança das populações.