Município assinala Dia Universal dos Direitos da Criança


Para assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança (20 de novembro), o Município de Palmela promove, em novembro e dezembro, o programa “Os Direitos e a Cidade”, com um conjunto de ações em torno dos direitos da criança e direitos humanos numa Cidade Educadora.
Com atividades dirigidas especificamente à comunidade educativa e outras abertas à participação da comunidade em geral, o programa integra sessões educativas sobre diretos da criança, direitos humanos e sustentabilidade do Planeta e espaços de participação, onde as crianças e jovens se façam escutar, dando a sua visão sobre o mundo, o que sentem e o que acham que deve ser feito.
Desde 2011 que a Câmara Municipal de Palmela assumiu um papel fundamental de divulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança. Nesse ano, nasceu o Projeto “Eu Participo” que, à medida que se foi desenvolvendo, com a colaboração das crianças e jovens e com o acompanhamento dos adultos, foi indicando caminhos nesta missão de promover espaços de reflexão, experimentação e consolidação de valores éticos e cívicos, de respeito pelo outro e pelo Planeta, em pleno entendimento e uso da cidadania democrática.
Em 2015, o Plano Municipal de Promoção da Participação Infantil e Juvenil ganhou forma e assume três grandes objetivos: garantir o aceso à informação e o seu uso no exercício da cidadania; promover a participação infantil e juvenil na gestão e dinamização do seu território e nas entidades que acolhem esta faixa etária; e aumentar os espaços reais da sua participação na gestão pública e na vida comunitária. O plano está estruturado em três pilares - Informação, Educação e Participação - que o programa “Os Direitos e a Cidade” procura refletir.
Programa
Novembro e dezembro (segunda a quinta-feira)
Um Dia a Olhar o Mundo
Proposta de viagem pelo mundo dos direitos da criança e direitos humanos no Planeta. De acordo com a idade das/os caminhantes, a viagem será organizada em três tipos de percursos.
Destinatários: crianças e jovens do Pré-escolar ao 3.º Ciclo
Informações e inscrições devem ser efetuadas para gparticipa@cm-palmela.pt.
Dezembro
Questionário “Conta-nos o que é importante para ti!”
Este questionário pretende aferir quais as preocupações das crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e o que consideram prioritário fazer pelas pessoas adultas nos vários cargos de decisão. Será entregue em todos os estabelecimentos de educação e ensino do concelho.
Novembro e dezembro
Os Direitos que Habitam nas Histórias
Em novembro e dezembro, as histórias dão destaque aos direitos da criança e direitos humanos, através da habitual “Hora do Conto” online, com uma edição especial que terá por base uma história da autoria de uma Agente “Eu Participo” (25 de novembro).
Os direitos serão também evidentes em destaques bibliográficos realizados nas Bibliotecas Municipais e nas Bibliotecas Escolares. Nestas, será pedido às crianças e jovens que comentem os livros que descobriram nesta maratona de direitos que habitam nas histórias.
A habitual peça de Natal que, este ano, explorará o direito a brincar no seu conto “O Comboio Mágico”, também destacará a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Os testemunhos recolhidos junto da comunidade também serão caminho para percorrer a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Novembro
“A Tua Voz” - Lançamento da última edição
Após os últimos artigos redigidos neste último ano letivo por várias crianças e jovens no âmbito do projeto “Eu Participo!”, foi lançada a última edição do “A Tua Voz”. Durante o mês de novembro, estes novos artigos serão entregues a todos os estabelecimentos de ensino.
22 a 29 de novembro
Conselhos de Miúdos para Graúdos
Sugere-se que cada turma construa uma lista de conselhos dirigida às pessoas adultas que existem na sua vida (familiares, docentes, não docentes, autarcas…), explicitando o que estas devem fazer e ter em consideração nas suas decisões, que afetam a vida de todas as crianças e jovens. Convidamos a comunidade educativa a expor essa lista à restante comunidade (no exterior da escola/instituição e/ou no site institucional), no dia 30 de novembro, bem como a enviá-la para gparticipa@cm-palmela.pt, podendo assumir o formato de foto, texto, gravação de som, entre outros.
Destinatários: crianças e jovens do Pré-escolar ao 3.º Ciclo
22 de novembro
Azul em Nome dos Direitos da Criança
Este ano, o Dia Universal dos Direitos da Criança (20 de novembro) celebra-se a um sábado, mas não queremos deixar de assinalá-lo com a comunidade educativa. O desafio é que, a 22 de novembro, cada pessoa vista pelo menos uma peça de roupa azul, em nome dos direitos da criança. O azul é a cor que representa a UNICEF e todo o trabalho que desenvolve em prol dos direitos da criança em todo o mundo.
24 de novembro
Filme “Reciclar para o Planeta Salvar”
Este filme surge de um projeto “Eu Participo” de um grupo de seis alunas, que está a ser desenvolvido desde 2019. Da pesquisa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o impacto dos lixos nos oceanos, decidiram criar um trabalho que permitisse ajudar os mais novos e os mais velhos a entenderem a importância e como fazer a reciclagem.
Assista aos vídeos no Youtube Palmela Município.
30 de novembro
A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás!
Celebra-se, a 30 de novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, este ano com o lema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.
Neste dia, convidamos a comunidade educativa a expôr a lista “CONSELHOS DE MIÚDOS PARA GRAÚDOS” , a refletir em conjunto com as crianças e jovens sobre o significado de Cidade Educadora e a partilhar os trabalhos realizados, através do envio de fotos e gravações áudio para decs@cm-palmela.pt.
A equipa “Direitos a AGIR” circulará, ainda, por vários locais do concelho a colocar a questão: O que é para ti uma Cidade Educadora? Os testemunhos serão registados em gravações áudio e serão partilhados com toda a comunidade, através do Blogue Jornal “Eu Participo, e tu?” .