Município continua requalificação da rede de abastecimento de água em Pinhal Novo

O Município de Palmela está a realizar um conjunto de intervenções em Pinhal Novo, que visam remodelar as redes de abastecimento de água à vila e beneficiar os furos de captação de água do sistema.
Nos últimos dias foram concretizadas várias intervenções preparatórias, para que a substituição de uma conduta de grandes dimensões, que liga a zona sul à zona norte, possa decorrer em fevereiro, sem novos transtornos para a população.
Entretanto, foram instaladas duas novas ventosas na rede, solução técnica que permite eliminar bolsas de ar potenciadoras de roturas e estão ainda a ser realizadas sondagens e ensaios para criação de circuitos de água por redes alternativas, tendo em vista assegurar o abastecimento em caso de incidente grave.
As intervenções em curso, na Rua Padre Estevens Dias e na zona Norte/Poente (Sulponte, Coophabitação), fazem parte do programa de remodelação das redes de abastecimento de água em Pinhal Novo, que o Município iniciou em 2017, num investimento que ascende a cerca de 300 mil euros.
No âmbito deste programa, e de forma faseada, tem sido possível remodelar redes e equipamentos existentes, já com algumas décadas, modernizar o sistema, criando seccionamentos que, em caso de roturas, permitem limitar os cortes do abastecimento apenas a pequenas áreas, minimizando a extensão afetada.
É, também, de sublinhar o impulso na expansão e substituição da rede em núcleos urbanos da freguesia, como o Bairro do Pinheiro Grande.
O Município anunciará oportunamente as próximas intervenções, avisando antecipadamente dos impactos pontuais que possam decorrer das obras em curso.