Novos recursos pedagógicos sobre o Castelo de Palmela já estão disponíveis!




A comunidade educativa já tem ao dispor três novos recursos pedagógicos sobre o Castelo de Palmela, produzidos pelo Município, no âmbito do “Eu Conquisto o meu Sucesso - Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela”.
O filme “Balmalla - Palmela, uma fortificação com mais de 1000 anos de história”, o jogo educativo digital sobre a segunda expedição científica de Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, de Angola à Contracosta (1884-1885), assente na metodologia Edutainment (Educação e Entretenimento), e o jogo de cartas “Palmela” foram apresentados no dia 3 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, durante a iniciativa “Palmela. Património aqui à mão”. A sessão contou com a presença do realizador João Bordeira, Marco Bettencourt e David Mendes, que trabalharam em estreita colaboração com o Serviço Educativo do Museu e da Biblioteca na sua criação.
A Vereadora da área das Bibliotecas e Património Cultural, Maria João Camolas, lembrou, durante a sessão de abertura, que a pandemia e as obras que decorreram no Castelo impossibilitaram que as escolas tivessem acesso ao principal monumento do concelho, o que levou o Município a «trabalhar recursos que permitam, precisamente, torná-lo acessível de outras formas». Estes três novos recursos foram «concebidos em formatos diferentes entre si e apresentam abordagens distintas das que até aqui tinham sido implementadas pelo Serviço Educativo», mas têm «em comum a história deste território, a partir do Castelo», explicou.
O filme, o jogo digital e o jogo de cartas juntam-se ao conjunto de recursos pedagógicos produzidos nos últimos anos, de que são exemplos a Maleta Gigantes, Cabeçudos e outras coisas do Arco-da-velha, alusiva ao FIG - Festival Internacional de Gigantes, ou as dedicadas ao instrumento tradicional Gaita de Fole e aos Azulejos (esta última distinguida com o 1.º prémio nacional do projeto SOS Azulejo).
Assista ao filme “Balmalla” e aceda ao jogo educativo digital aqui.