Num mês, foram recolhidos 6 camiões TIR de lixo! Município de Palmela e “Brigada do Mar” cumpriram missão de sensibilização



A Câmara Municipal de Palmela e a “Brigada do Mar” encerraram de forma simbólica, a 9 de julho, no Largo de S. João, em Palmela, a 1.ª campanha conjunta de sensibilização e recolha de resíduos abandonados, com a satisfação de missão cumprida. Para além da quantidade expressiva de resíduos recolhida (maioritariamente pneus e resíduos eletrónicos), esta ação, pela visibilidade que alcançou, conseguiu concretizar o principal objetivo: o despertar de consciências para o problema da deposição ilegal de resíduos. Está já a ser planeada uma nova campanha, para outubro.
Com os lemas “Tudo é (a)mar” e “A Arrábida está a morrer”, esta ação decorreu na área de Vila Amélia e Marquesas, entre os dias 5 de junho e 3 de julho, com o envolvimento de mais de 20 voluntárias/os da “Brigada do Mar”.
«Esta parceria quis, de forma simbólica mas com sucesso, assinalar o Dia Mundial do Ambiente», explicou a Vereadora do Ambiente, Fernanda Pésinho, realçando que o resultado não podia ter sido melhor. A Vereadora enalteceu o trabalho destas/es voluntárias/os, que «afetam horas e dias das suas vidas à causa pública e à resolução de um problema que a todos diz respeito».
«O país real não tem meios para fazer uma fiscalização assertiva e eficaz» da deposição ilegal de resíduos, alertou. Por isso, considera que «este paradigma tem que ser mudado», através da sensibilização, e esta campanha «cumpriu essa missão». Fernanda Pésinho agradeceu à “Brigada do Mar” por ter lançado este desafio ao Município e não tem dúvidas de que foi criada «uma relação de futuro», pois «só em conjunto conseguimos ultrapassar este flagelo».
«Esta foi a primeira ação que esperamos de muitas», referiu Ana Rita Seirôco, da “Brigada do Mar”. A voluntária agradeceu também à Autarquia por ter acreditado no trabalho da Brigada e por ter conseguido envolver nesta ação outros parceiros locais.
Um dos parceiros que se associaram a esta campanha é a empresa Eletrão, que vai agora encaminhar para reciclagem os resíduos eletrónicos recolhidos. «Foram extraordinários os resultados e o empenho que colocaram nesta ação», elogiou Ricardo Furtado, em representação da Eletrão, reforçando que «é necessário apostar cada vez mais na sensibilização, para garantir que estes fenómenos sejam cada vez mais reduzidos».
O Município e a “Brigada do Mar” vão agora dar continuidade a esta parceria e estão já a planear uma 2.ª campanha, para outubro, abrangendo sensivelmente a mesma área, mas outro tipo de resíduos. Para além dos parceiros locais, a ação deverá envolver também a comunidade educativa.
Resíduos recolhidos na 1.ª campanha:
- 10 toneladas de pneus
- 5,8 toneladas de resíduos eletrónicos
- Mais de 100 sanitas (entre outros resíduos de obras)
- 40 m2 de peças automóveis
- 3 m3 de embalagens de óleos
Oiça aqui a entrevista do responsável da Brigada do Mar - Simão Accioli, que conversou com Fernando Alves durante a manhã TSF, no dia 9 de julho.
LINK: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/brigada-do-mar-retira-duas-toneladas-de-lixo-por-dia-na-serra-da-arrabida-13921531.html
Notícias relacionadas
-
/viver/noticias/2021/noticia/municipio-e-brigada-do-mar-fazem-balanco-de-acao-de-recolha-de-residuos
Município e “Brigada do Mar” fazem balanço de ação de recolha de resíduos
08 Jul 2021 -
/viver/noticias/2021/noticia/imagina-6-camioes-tir-cheios-de-residuos-a-brigada-do-mar-e-o-municipio-de-palmela-prosseguem-com-a-remocao-dos-residuos
Imagina 6 camiões TIR cheios de resíduos? A “Brigada do Mar” e o Município ...
25 Jun 2021