Pinhal Novo ganha instalação cenográfica de Marta Fernandes da Silva

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, a zona dos Pinheirinhos, espaço público central da Vila de Pinhal Novo, vai ter uma intervenção cenográfica da artista plástica Marta Fernandes da Silva. Trata-se de uma estrutura de grandes dimensões – uma máscara - que permanecerá no local entre os dias 19 de março e 11 de abril.
Com uma Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, concluída em 2003, Marta Fernandes da Silva frequenta, em 2004, o curso de Cenografia do Espaço Cenográfico coordenado pelo cenógrafo e figurinista J. C. Serroni em São Paulo – Brasil. Em 2009, conclui a especialização de Cenografia na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, frequenta o European Intensive Project “A Theatrical City – private life / public space” na Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Paris – La Villette, Centre National de La Danse em Paris e os workshops de cenografia com J. C. Serroni e Raymond Sarti na FA/UTL.
No seu percurso como artista plástica, participou em diversas exposições. Enquanto cenógrafa, foi residente, durante quatro anos, na companhia de teatro Trigo Limpo teatro ACERT, onde desenvolveu trabalho de criação e conceção de cenários e adereços em vários espetáculos. Atualmente, trabalha como freelancer e no seu percurso trabalhou com encenadores como José Rui Martins, Pompeu José, José Caldas, Júnior Sampaio, Maria João Trindade, Maria Simões, Filipa Mesquita, Clara Ribeiro, Maria do Céu Guerra, Rita Lello, Pedro Cardoso e Filipe La Féria.
Desde 2004, tem desenvolvido vários workshops de artes plásticas e cenografia, direcionados para crianças e adultos.