Alterações climáticas e Serviços de Águas: Palmela subscreve Declaração de Compromisso

O Município de Palmela assinou a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, numa sessão pública realizada no dia 25 de maio, no Barreiro. Palmela associa-se, assim, a esta iniciativa da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que está a convidar vários municípios e entidades gestoras de todo o país a subscreverem a Declaração.
Este documento, indo ao encontro dos objetivos definidos nas várias estratégias europeias e nacionais (Acordo de Paris, Pacto Ecológico Europeu, Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima, entre outras), visa o compromisso de todos os envolvidos na implementação de medidas de adaptação e mitigação, no que respeita aos Serviços de Águas. Entre estas, destacam-se as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas.
O Município considera que faz todo o sentido associar-se a esta iniciativa, visto que as alterações climáticas são um tema central da sua ação. Recorde-se que a Autarquia está a elaborar um plano para o concelho, no âmbito do projeto PLAAC-Arrábida - Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas da Arrábida.
Consulte a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas” aqui.