Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alterações de sinalização de trânsito na Volta da Pedra: Município e Infraestruturas de Portugal debateram solução de compromisso

Volta da pedra 1 1024 2500
2021/01/15

O Município de Palmela e a Infraestruturas de Portugal (IP) reuniram, a 13 de janeiro, na Avenida Alberto Valente, Volta da Pedra, para analisar a recente alteração à sinalização horizontal. Participaram na reunião o Presidente Álvaro Balseiro Amaro, o Vereador Adilo Costa, o Presidente da Junta de Palmela, Jorge Mares, António Rodrigues, Diretor da IP, e técnicos municipais e da empresa pública.

Confirmou-se, no local, que a sinalização horizontal aplicada pela IP contrariou o que tinha sido acordado, em sede de Conselho Local de Mobilidade (traço contínuo exclusivamente na zona da viragem para a Estrada das Serralheiras, a fim de evitar os graves congestionamentos na Estrada Nacional, provocados pelo afluxo de trânsito ao estabelecimento escolar privado ali existente). A IP, ao ter aplicado um traço contínuo que obriga a aceder às duas rotundas, criou novos transtornos para moradoras/es e comerciantes.

Apesar de sensível aos argumentos apresentados, a IP contrapôs um conjunto de regras técnicas aplicáveis às estradas nacionais (nomeadamente, a impossibilidade de haver traço interrompido a menos de 25 metros das passadeiras), bem como dados relativos à elevada sinistralidade neste troço, que impediriam a reversão da situação.

Assim, e considerando, também, a necessidade de acautelar o trânsito pesado de empresas sediadas nas Serralheiras, foi possível articular uma solução de compromisso, que contempla:
- sinalização vertical na entrada para a Estrada das Serralheiras, proibindo a viragem apenas de veículos ligeiros;
- o estudo de quatro zonas com interrupção do traço contínuo para permitir a mudança de sentido (duas na zona de restauração e comércio e duas mais a norte), que será remetido ao Município para pronúncia.

Entretanto, o Município aproveitou, ainda, a oportunidade para sugerir uma solução de sinalização direcional inscrita no pavimento, no acesso à rotunda da Volta da Pedra, no sentido de quem desce de Palmela, que permita uma maior fluidez do tráfego naquele eixo.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados