Compromisso com Poceirão - Pavilhão Municipal José Silvério ao serviço da comunidade









O Pavilhão Municipal José Silvério, localizado na Rua da Liberdade, em Poceirão, abriu as suas portas à comunidade a 5 de março, sábado, com a cerimónia de inauguração daquele equipamento, que resulta da requalificação do antigo Polidesportivo.
Algumas dezenas de munícipes, associativismo local e entidades convidadas estiveram presentes neste ato simbólico, que abriu com a atuação do Bardoada - Grupo do Sarrafo e o descerramento da placa evocativa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro e por José Silvério.
«Um momento que eu considero, mais do que simbólico, de assunção de um compromisso para com esta terra e todas as gerações, que têm direito a ter, também, melhores infraestruturas para o seu desenvolvimento social e integral como seres humanos e, também, têm direito a serem felizes», sublinhou o Presidente Álvaro Balseiro Amaro, que aproveitou para recordar a história do equipamento, a par da jovem freguesia, que celebra 34 anos em 2022.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela recordou, ainda o enquadramento da candidatura a fundos comunitários para a requalificação do antigo Polidesportivo, «que acrescentou um conjunto de outras valências, com salas de resposta social integrada à comunidade. Aspetos que constituem, em nosso entender, um motor de bem-estar e de desenvolvimento».
Nesta intervenção, em «dia de regozijo e festa», foi recordada a resistência às dificuldades na concretização da obra, que teve um prazo prolongado de execução e que representa um investimento de 569.366€ (com comparticipação a 50% pelo Portugal 2020) e 50.000€ em equipamento (Município de Palmela).
Este pavilhão multiusos, que terá gestão da Palmela Desporto E. M., possui cerca de 1.500 m2, três salas polivalentes para respostas sociais e comunitárias, espaços de apoio e instalações sanitárias acessíveis para o público. Será um espaço multifuncional, em interação com os já existentes na proximidade, e um novo recurso à disposição dos agentes locais. Ao nível das especificações desportivas, o Pavilhão Municipal José Silvério está equipado com um piso modular em polipropileno, apropriado para interior, de alta resistência e durabilidade, adaptado e aprovado por diversas federações de modalidades desportivas. Longitudinalmente, tem marcações que permitem a realização de jogos e competições das seguintes modalidades: andebol, futsal, basquetebol e voleibol. Possui um marcador eletrónico e está equipado com doze módulos de bancadas amovíveis que permitem uma lotação de 96 espetadores sentados.
A terminar, Álvaro Balseiro Amaro, desejou que a melhoria das infraestruturas contribua para a elevação das condições para a prática desportiva e deixou a «devida e justa» homenagem à Freguesia de Poceirão e a José Silvério, personagem emblemática do concelho e ex-autarca de freguesia que dá o nome ao Pavilhão. «Pela sua atitude cívica, pela sua dedicação a causas que vão desde os direitos dos agricultores, à constituição da freguesia ou projetos de desenvolvimento social e comunitário que deixaram história e marca nesta jovem freguesia. Ainda há aqui muito por fazer mas é justo reconhecermos que, também, há muito trabalho feito por quem foi o seu principal obreiro e protagonista», concluiu.
O programa da inauguração integrou momentos de animação com yoga para crianças e adultos, Programa 50+ e Futsal.
Objeto de uma candidatura ao POR Lisboa 2020, apresentada pelo Município de Palmela, a requalificação do antigo Polidesportivo de Poceirão está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação Integrado para Comunidades Desfavorecidas (PEDU - PAICD).