Concentração de Poeiras no ar: saiba os cuidados a ter

Está a verificar-se o transporte de poeiras sobre o território de Portugal continental, oriundas do norte de África, devido a um fluxo de sul induzido pela depressão Célia, prevendo-se que esta situação persista até ao fim do dia 17 de março.
Os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu, com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação.
Perante esta situação, a Proteção Civil recomenda:
- Evite os esforços prolongados e limite a atividade física ao ar livre
- Evite a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes
- As crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos (asma) e doentes do foro cardiovascular, pela sua maior vulnerabilidade, devem também, sempre que possível, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.
Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso. Em caso de agravamento de sintomas, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorra a um serviço de saúde.
Mais informações: https://www.dgs.pt/em-destaque/ocorrencia-de-situacao-de-fraca-qualidade-do-ar-recomendacoes-da-direcao-geral-da-saude1.aspx
Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, consulte o site da Agência Portuguesa do Ambiente ( www.apambiente.pt - QualAR - Qualidade do AR) ou a App QualAr.