Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

COVID-19 – Vacinação avança no Concelho

3304 1 1024 2500
2021/02/25

Após alguns dias de incerteza e escassez de informação em relação à vacinação no concelho, e depois de muita insistência, a Câmara Municipal de Palmela obteve informação atualizada por parte do ACES - Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, responsável pelo processo de vacinação nos Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Assim, prevê-se que a vacinação no Centro de Vacinação de Pinhal Novo (instalado pela Autarquia no Pavilhão Municipal, por indicação do ACES Arrábida, desde 8 de fevereiro) se inicie na segunda-feira, 1 de março.

Numa primeira fase, serão abrangidas as pessoas maiores de 80 anos e maiores de 50 anos com patologias associadas. A duração desta fase está dependente do número de vacinas disponibilizadas ao ACES Arrábida pela Tutela.

Entretanto, nas unidades do concelho de Palmela, já foram vacinadas/os 406 utentes maiores de 80 anos e 70 utentes entre os 50 e 65 anos com patologias associadas.

A Câmara Municipal tem identificados locais para instalar centros de vacinação noutras freguesias, contudo o ACES Arrábida informou que, de momento, não será necessário.

O processo de vacinação em lares/estruturas residenciais já abrangeu 32 instituições, num total de 1.232 utentes e funcionárias/os, estimando-se que esse número possa aumentar com as várias programações previstas ao longo desta campanha.

Os contactos para vacinação, assim como o processo de vacinação, serão sempre feitos ao ritmo da disponibilidade de vacinas e coordenados pelas autoridades de saúde. À Câmara Municipal cabe o apoio logístico necessário à instalação de centros de vacinação. A Proteção Civil Municipal está a acompanhar de perto todo o processo.

As/os utentes devem aguardar sempre o contacto prévio das autoridades de saúde para agendar a vacinação e não se dirigirem aos pontos de vacinação ou unidades de saúde sem terem sido previamente contactados e agendada a sua vacinação. Contudo, para que este processo seja o mais célere possível, o ACES Arrábida solicita que haja uma atualização dos contactos telefónicos junto da unidade funcional onde está inscrita/o.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados