Curso sobre Ordens Militares promoveu partilha de conhecimento


O 18.º Curso sobre Ordens Militares, com o tema “D. Jorge - O Homem e a Época”, juntou mais de uma centena de participantes em Palmela, a 18 e 19 de março, para dois dias de enriquecedora partilha de conhecimento sobre um dos nomes maiores da Ordem de Santiago.
O Curso foi organizado pelo GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago do Município de Palmela e contou com coordenação científica da Professora Doutora Cristina Pimenta. O programa do primeiro dia integrou sessões teóricas no Cine-Teatro S. João, a cargo de um conjunto de investigadoras/es, que partilharam o seu conhecimento sobre D. Jorge, último mestre da Ordem de Santiago e uma figura que honrou Palmela. Na sua época, era em Palmela que se encontrava o convento central da Ordem, que liderou e dignificou. O segundo dia foi dedicado a uma visita de estudo ao Museu de Aveiro/Princesa Santa Joana, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
A Vereadora com o pelouro do Património Cultural, Maria João Camolas, presente na sessão de abertura do Curso, realçou que «a boa resposta do público mostra bem o interesse que o tema desperta e a sua importância para a história local e nacional». Aproveitou também para dirigir uma palavra especial à Coordenadora Científica, que é «uma amiga da casa, de longa data, com décadas de envolvimento na atividade do GEsOS».
A Professora Doutora Cristina Pimenta agradeceu a forma como sempre é acolhida em Palmela, sublinhando que «estes são espaços de convivência muito especiais». A 18.ª edição do Curso pretendeu «revisitar um tema que não é desconhecido da terra», porque «D. Jorge é um homem de Palmela e de todos vós», referiu.