“Dar que Falar”: torne-se voluntária/o e ajude a combater a solidão da população 55+!

Se quer contribuir com um pouco do seu tempo para ajudar a combater a solidão da população 55+, inscreva-se no “Dar que Falar”, o novo projeto de voluntariado de proximidade que o Município de Palmela está a promover.
A primeira fase do projeto decorre até junho e consiste no estabelecimento de contactos telefónicos regulares por voluntárias/os com 18 ou mais anos, junto da população com 55 ou mais anos, residente no concelho, em situação de isolamento social ou solidão. As conversas partem dos interesses e motivações das/os participantes, sobre temas da atualidade, projetos individuais, estórias ou memórias.
Privilegiam-se voluntárias/os com idade igual ou superior a 18 anos, residentes no concelho de Palmela, com interesse na área social (em particular, na área do envelhecimento saudável), dinamismo, proatividade, capacidade de empatia e de escuta ativa, elevado sentido de compromisso e responsabilidade, portadoras/es de telemóvel com tarifário de chamadas ilimitado e com disponibilidade de horários nos dias úteis, das 10h00 às 12h00, das 15h00 às 18h30 e das 21h00 às 22h00.
O Município oferece às/aos voluntárias/os apoio e acompanhamento técnico, acordo de voluntariado, formação inicial em voluntariado com a duração de 3 horas (em data a definir) e certificado da prática de voluntariado.
O “Dar que Falar” tem como objetivos facilitar o envelhecimento em casa/comunidade; contribuir para minimizar situações de solidão e isolamento social; e reforçar a participação, solidariedade, partilha e as aprendizagens mútuas entre gerações.
Esta iniciativa está enquadrada pelo Regulamento Municipal de Voluntariado, a Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e a Relação entre Gerações - Palmela MAIOR e a operação PRIA - Percursos em Rede para a Inclusão Ativa e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os princípios e valores de Palmela, Cidade Educadora e do Projeto Educativo Local.
As inscrições estão sujeitas a um número limitado de vagas (e a posterior entrevista de seleção) e devem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível em www.cm-palmela.pt/balcao-unico/servicos-online/juventude . Mais informações: decs@cm-palmela.pt ou 212 336 606.