Dia Internacional das Florestas: + de 200 árvores plantadas no espaço público


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, que decorrem desde 21 de março, já foram plantadas mais de duas centenas árvores, com o envolvimento da comunidade e contribuindo para valorizar os espaços públicos do concelho de Palmela.
No dia 21, decorreu a plantação de 200 árvores, com a participação de 150 alunos do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e escolas do 1.º Ciclo. Em Pinhal Novo, foram plantados 40 Freixos num terreno público a nascente da Urbanização de Monte Novo e 35 Sobreiros na Avenida Natália Correia; em Quinta do Anjo, 25 Sobreiros no Sobral de Quinta do Anjo, com a participação de alunas/os da EB Matos Fortuna, e 25 Freixos na Rua Agostinho da Silva, na Urbanização Colinas da Arrábida; e em Aires, Palmela, 15 Sobreiros no Jardim de Aires, com a participação da EB Aires, 25 Freixos na Urbanização UrbiAires II e 35 Sobreiros na Rua La Lhengua Mirandesa.
Ao longo da semana, o Município de Palmela promoveu também plantações simbólicas de árvores em espaço público nas várias freguesias: um Sobreiro em Águas de Moura, junto ao Sobreiro Assobiador (disponibilizado pela empresa mecenas JP Leitão), com a participação de crianças do Jardim de Infância “Os Cenourinhas”; três plátanos disponibilizados por mecenas no recinto do Mercado Mensal de Poceirão, com a participação de crianças do Centro Social; um Freixo no Largo 5 de Outubro, em Palmela, com a participação de alunas/os da EB Palmela n.º 2; e um Carvalho Cerquinho na Alameda 25 de Abril, em Palmela, com a participação de estudantes da Escola Secundária de Palmela.
Devido às condições meteorológicas adversas, a ação prevista para Pinhal Novo foi reagendada para 1 de abril e as plantações em Quinta do Anjo e Cabanas foram adiadas para 6 de abril.
“Adote” uma árvore!
Até ao final do mês, está a decorrer uma campanha de oferta de árvores. O Município disponibiliza à população exemplares de árvores autóctones que se destinam, não só às/aos munícipes que dispõem de terreno adequado para a sua plantação, mas também às famílias que, não dispondo de terreno, gostariam de “adotar” uma jovem árvore autóctone (um ano de viveiro), sendo convidadas, nas próximas edições do Dia da Floresta Autóctone, em novembro, a participar em ações de plantação em espaço público.
Estão disponíveis para entrega três espécies: azinheira, sobreiro e freixo. Cada família pode solicitar o máximo de três exemplares (disponibilidade limitada ao stock existente), através do endereço de e-mail gaee@cm-palmela.pt, indicando se dispõe de terreno próprio para a plantação ou se pretende plantar posteriormente em espaço público. As famílias podem depois levantar as árvores em data e local a acordar.