Dia Internacional das Florestas: plantações terminaram em Pinhal Novo e Quinta do Anjo








As comemorações do Dia Internacional das Florestas (21 de março) terminaram com ações de plantação de árvores em espaços públicos das freguesias de Pinhal Novo e Quinta do Anjo, envolvendo a comunidade.
Estas ações, inicialmente previstas para a semana de 21 a 25 de março, mas que não puderam realizar-se devido às condições climatéricas adversas, decorreram nos dias 1 e 6 de abril.
No dia 1, em Pinhal Novo, foram plantados quatro freixos na Urbanização da Salgueirinha, com a participação de alunas/os da EB Santos Jorge, e um pinheiro manso no Largo José Maria dos Santos, com o envolvimento de crianças do pré-escolar da mesma escola.
No dia 6, as plantações decorreram na freguesia de Quinta do Anjo: cinco amieiros no espaço “Planta a Planta”, envolvendo alunas/os da EB Matos Fortuna e a Visteon, empresa mecenas que disponibilizou estas árvores; e um sobreiro no recentemente inaugurado Jardim de Cabanas (fornecido pela empresa JP Leitão), com a participação de crianças da EB de Cabanas.
No total, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Florestas, foram plantadas mais de duas centenas árvores nas várias freguesias, contribuindo para valorizar os espaços públicos do concelho de Palmela e sensibilizar as/os participantes nestas ações para a proteção da natureza.
Do programa comemorativo que o Município de Palmela promoveu, destaque também para a campanha de oferta de árvores que decorreu até ao final de março. A Autarquia disponibilizou exemplares de árvores autóctones, não só às/aos munícipes que dispõem de terreno adequado para a sua plantação, mas também às famílias que, não dispondo de terreno, quiseram “adotar” uma jovem árvore autóctone (um ano de viveiro), sendo convidadas, nas próximas edições do Dia da Floresta Autóctone, em novembro, a participar em ações de plantação em espaço público.