Jornadas em Bruxelas para defender o setor: Palmela toma posse na Rede Europeia das Cidades do Vinho






No dia 15 de junho, Álvaro Balseiro Amaro, Presidente do Município de Palmela, tomou posse como Tesoureiro da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho para o mandato 2022-25. Tomaram posse, igualmente, a nova Presidente do Conselho de Administração Rosa Melchor (atual Presidente da ACEVIN - Associação Espanhola de Municípios do Vinho e Presidente do Município de Alcázar de San Juan), os vice-Presidentes Luís Encarnação (Presidente do Município de Lagoa) e Angelo Radica (Presidente da Città del Vino – Associação Italiana de Municípios do Vinho e do Município de Tollo) e os restantes vogais do Conselho de Administração, com Francisco Lopes (Presidente do Município de Lamego) e Nuno Russo (Vereador do Município de Santarém) também em representação de Portugal.
A reunião do Conselho de Administração da RECEVIN decorreu na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde a rede realizou, até dia 16, jornadas de trabalho com eurodeputados sobre políticas europeias para o setor vitivinícola e territórios vinhateiros.
Álvaro Amaro inicia, assim, o seu terceiro mandato no Conselho de Administração, cargo que assume desde 2016, tendo o Município integrado o Conselho Diretivo em 2012, depois de ter sido distinguido como primeira Cidade Europeia do Vinho, em 2012.
A RECEVIN assume-se como um parceiro europeu cada vez mais relevante na defesa do vinho e do enoturismo, na discussão de políticas públicas e medidas de apoio e na promoção dos territórios produtores de vinho, num contexto de múltiplas ameaças e forte concorrência de novos mercados aos vinhos produzidos na Europa.