Mercados de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo requalificados

Mercado produtores pn  11  1 1024 2500
2021/03/30

O Mercado de Produtores de Pinhal Novo (Reforma Agrária) foi recentemente qualificado e valorizado, após obras realizadas, que vieram criar melhores condições para vendedoras/es, instaladas/os em novos espaços, e também para as/os clientes que se deslocam habitualmente a este espaço de abastecimento alimentar.

A empreitada correspondeu a um investimento na ordem dos 89.000€ e incluiu a instalação de zonas de proteção e sombreamento (duas grandes pérgulas contíguas à entrada nas traseiras do edifício do Mercado Municipal de Pinhal Novo e uma segunda na área de estacionamento), o tratamento de pavimentos e da zona de contentores de resíduos, a construção de uma estrutura de apoio para arrumação dos carrinhos de venda e a melhoria da articulação com o edifício do Mercado Municipal.

A obra realizada contribuiu também para a regularização da zona de cargas e descargas do Mercado Municipal, valorizando a sua arquitetura e disciplinando a circulação e o estacionamento.

A intervenção foi concretizada no seguimento da candidatura do Município de Palmela à operação do PDR - Programa de Desenvolvimento Rural 2020 “Cadeias Curtas e Mercados Locais”. Recorde-se que, no âmbito da mesma candidatura, o Mercado de Produtores de Palmela também foi valorizado, com a atribuição de novas bancas desmontáveis e amovíveis, com cobertura, bem como o Mercado Municipal de Quinta do Anjo, que foi intervencionado com a pintura e substituição do telhado.

Estas intervenções são determinantes para a dinamização da economia local, em particular, da produção agroalimentar em “circuitos curtos”, tão importante para o ambiente e para a economia.