Monte do Francisquinho – Plantações dão mote para projeto “Pinhal Novo Verde”

No dia 10 de março, o Monte do Francisquinho, em Pinhal Novo, foi objeto de uma ação de plantação de árvores e arbustos, que contou com a participação de 25 alunas/os do 1.º ciclo da Escola Alberto Valente, representantes da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, do Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro e da Vereadora Fernanda Pésinho. Esta iniciativa, que assinalou duas datas importantes para a comunidade - a Elevação de Pinhal Novo a Vila e os 95 anos da Freguesia - dá continuidade aos objetivos do Projeto “Pinhal Novo Verde”.
Nesta ação, foram plantadas 3 romãzeiras, 2 pinheiros mansos, 3 medronheiros e 1 sobreiro manso.
A Vereadora Fernanda Pésinho explicou que a iniciativa, alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a estratégia do “Pinhal Novo Verde”, pretende contribuir para a adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas. «Cumpre-nos, nestes espaços urbanos, criar estas ilhas de sombra, que sirvam de sorvedores de carbono, como inclusivamente funcionem como zonas de arrefecimento. São plantadas espécimes autóctones, mais resilientes às alterações climáticas, que precisam de menos necessidades hídricas. Queremos um micro ecossistema propício, como tal, ao desenvolvimento da avifauna».
Fernanda Pésinho sublinhou, ainda, a importância do Projeto do Pinhal Movo verde que encerra vertentes de fruição, valorização e preservação da floresta. «Terá uma componente pedagógica, com um centro interpretativo da biodiversidade, onde os miúdos e toda a comunidade podem participar, vir a conhecer as espécies. Queremos que as pessoas se apropriem do espaço, nele tenham momentos de lazer, possam colher os frutos que as árvores lhes ofereçam».
«Julgamos que foi uma ação que preenche os objetivos da Câmara que é, também, envolver a comunidade escolar, sensibilizar para as alterações climáticas, para a importância da nossa floresta autóctone no combate e mitigação dos seus efeitos», concluiu.
Com a implementação do “Pinhal Novo Verde”, serão criadas duas ilhas de sombra para arrefecimento urbano na freguesia de Pinhal Novo (recinto do Mercado Mensal e loteamento de Val’Flores). O objetivo do Município é o do e ir dotando, progressivamente, o espaço público e a generalidade das ruas na zona urbana da vila com árvores autóctones, contribuindo para o conforto de quem circula na via pública e nas nossas ciclovias.