Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Museu de Música Mecânica é Monumento de Interesse Municipal

Mmm 1 1024 2500
2021/01/14

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 13 de janeiro, a proposta de classificação do edifício do Museu de Música Mecânica como Monumento de Interesse Municipal.

Propriedade de Luís Cangueiro, o Museu de Música Mecânica, localizado em Arraiados, Freguesia de Pinhal Novo, no Concelho de Palmela, é da autoria do arquitecto Miguel Marcelino e apresenta aspetos singulares de interesse arquitetónico e cultural, pelo que se propôs a sua classificação como Monumento de Interesse Municipal. A abertura deste processo surge na sequência da deliberação da Câmara Municipal de 16 de outubro de 2019, com parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) de 9 de novembro de 2020, pelo que o processo de instrução encontra-se agora concluído.

Inaugurado em outubro de 2016, o Museu de Música Mecânica integra uma coleção ímpar, de nível internacional, de instrumentos musicais desta tipologia. Desde então, tem desenvolvido um trabalho contínuo, com uma agenda marcada por iniciativas musicais e expositivas de qualidade. Enquanto elemento arquitetónico e como estrutura museológica, já recebeu várias distinções nacionais e internacionais pela originalidade, funcionalidade e relação com os públicos.

Recorde-se que o Município tem um Acordo de Colaboração com o Museu, enquanto extensão museológica, possibilitando às/aos munícipes a isenção de pagamento de um número fixo de entradas por ano letivo.

O Município de Palmela reconhece, deste modo, o trabalho desenvolvido pelo Museu, que atrai públicos muito variados à zona rural, onde está implantado e divulga, também, o concelho sempre que se faz representar nas diversas iniciativas para as quais é convidado.

A música é uma componente estratégica do Município para o desenvolvimento do território, um fator de diferenciação e de afirmação para a construção de um concelho mais inclusivo e desenvolvido, pelo que esta classificação vem sublinhar a importância do “Palmela é Música”, processo de Candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados