Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Network of Role Models”: Dinu e Samuel são os novos “Modelos Inspiradores”

506 banner samueldinu 1 1024 2500
2020/12/10

Palmela volta a aderir ao projeto “Network of Role Models”, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com dois novos “Modelos Inspiradores”: Anchidim Pop (mais conhecido por Dinu) e Samuel Natário.

“Network of Role Models” é um compromisso com os valores da tolerância, inclusão e não discriminação, uma iniciativa que demonstra a superação do obstáculo da deficiência através da inclusão social e cidadania ativa. Dinu e Samuel, ambos com deficiências adquiridas a determinada altura das suas vidas, destacam-se na comunidade por serem uma fonte de inspiração para outras pessoas.

Dinu tem 27 anos, é natural da Roménia e, aos 21 anos, sofreu um acidente de trabalho que o deixou paraplégico, mas não abalou a sua força e vontade de viver e de chegar sempre mais longe. Hoje, é completamente autónomo, trabalha no atendimento ao público, na União das Freguesias de Poceirão e Marateca, pratica andebol em cadeira de rodas e vive sozinho em Portugal, longe da família, percorrendo mais de 3.000 km de carro até à Roménia para a visitar.

Samuel, hoje com 34 anos, ficou cego aos 26 anos, na sequência de um quisto que causou a atrofia do nervo ótico. Depois de um processo de aceitação e reabilitação, que lhe permitiu recuperar a autonomia, e com a preciosa ajuda do cão-guia Yolo, a vida continuou: voltou ao trabalho na Volkswagen Autoeuropa e cumpriu o objetivo de se licenciar em Serviço Social.

Através da partilha de experiências, estes “Role Models” vão motivar os seus pares a ultrapassar os seus problemas e adversidades, sempre numa perspetiva positiva, resiliente e de superação. Face à pandemia COVID-19, e na impossibilidade de realizar ações presenciais, vão passar a sua mensagem e chegar à comunidade através dos canais digitais do Município. No site e no Facebook, Instragram e Youtube Palmela Município, assista aos vídeos e leia as entrevistas protagonizadas por Dinu e Samuel e conheça estas duas histórias de vida inspiradoras!

A participação de Palmela no “Network of Role Models” é uma iniciativa também enquadrada nas estratégias dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Recorde-se que, em 2018, Palmela participou na 1.ª edição do projeto com a atleta paralímpica Simone Fragoso como “Role Model”, participação que valeu ao Município o Prémio Inclusivo E+.

Entrevista a Anchidim Pop ("Dinu")

Vídeo de Anchidim Pop

Entrevista a Samuel Natário

Vídeo de Samuel Natário


Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados