PLAAC Arrábida: Workshop avalia riscos climáticos



O Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo recebeu, dia 21 de junho, um workshop técnico no âmbito do Projeto PLAAC - Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas – Arrábida.
A iniciativa, que visou a Integração dos Cenários Climáticos nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) e a definição de ações prioritárias, contou com a participação de trinta técnicas/os dos Municípios envolvidos no projeto - Palmela, Setúbal e Sesimbra. Participaram, ainda, no workshop, membros da equipa técnica do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/ULisboa) e da Área Metropolitana de Lisboa (AML), estes últimos como convidados no âmbito dos instrumentos de planeamento e execução supramunicipais.
Esta sessão foi organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA), com o apoio da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e o apoio logístico do Município de Palmela.
Recorde-se que o PLAAC está dotado de um orçamento global de 165.289€, que é financiado em 90% através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, encontrando-se em desenvolvimento até setembro de 2022. O projeto resulta de um trabalho de parceria entre a ENA, entidade coordenadora, e os Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, tendo o apoio técnico-científico do IGOT/ULisboa e da FCT/NOVA.