Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC-Arrábida) - Palmela avalia riscos climáticos em workshop de capacitação

O Município de Palmela participou no primeiro workshop de capacitação no âmbito do Projeto PLAAC – Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas), que decorreu dia 23 de fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.
Esta sessão de trabalho, promovida pela ENA – Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, contou com técnicas/os municipais e de Autoridades Locais de Proteção e Segurança dos Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Construir de forma conjunta a visão e objetivos dos Planos e avaliar a perceção de risco climático que as/os técnicas/os têm do território, identificando e georreferenciando elementos de proteção/segurança, estratégias e procedimentos de segurança e socorro e os respetivos recursos foram os objetivos desta primeira sessão.
Os workshops irão continuar, nos próximos meses, envolvendo, agentes da comunidade local num processo participativo de elaboração dos três planos locais de adaptação climática.
Recorde-se que o PLAAC-Arrábida está a desenvolver Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas, preparando o território para os desafios que as comunidades enfrentarão e contribuindo para o aumento da resiliência e capacidade de resposta destes municípios. O projeto conta com financiamento do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021.