Recolha Seletiva de Biorresíduos em Palmela com candidatura aprovada

A candidatura da Câmara Municipal de Palmela ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a “Recolha Seletiva de Biorresíduos no Concelho de Palmela” foi recentemente aprovada.
O projeto, que decorrerá entre junho de 2021 e junho de 2023, visa a criação de circuitos de recolha específicos para restos alimentares e resíduos verdes e contemplará a aquisição de novas viaturas de recolha.
Desenhada a partir dos conceitos de economia circular e de smart cities, a candidatura foi pensada de modo a fechar o ciclo que abrange a produção, a separação na fonte, a recolha, o tratamento e a valorização dos resíduos, com os menores custos ambientais e financeiros e com a máxima valorização do resíduo.
A operação, que prevê um investimento global de 793.500 euros, com um valor elegível de 525.106 euros cofinanciado em 75 % pelo Fundo de Coesão, contemplará os estabelecimentos com elevado potencial de produção de biorresíduos, como os restaurantes e as cantinas escolares do concelho. Integra, ainda, o fornecimento de contentores de 60 litros para recolha porta a porta de biorresíduos em 1000 moradias, na Urbanização Vila Serena e Bairro Lencastre, em Pinhal Novo, no Bairro Padre Nabeto em Aires e na Urbanização Portais da Arrábida, Quinta do Anjo.
Espera-se que a “Recolha Seletiva de Biorresíduos no Concelho de Palmela” venha a melhorar consideravelmente a qualidade do serviço prestado aos munícipes e, simultaneamente, contribua para aproximar a autarquia das metas de reciclagem e valorização dos resíduos e desvio dos resíduos do aterro.