Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Regularização da Ribeira da Salgueirinha avança a bom ritmo

Regularizacao ribeira salgueirinha 1 1024 2500
2020/12/02

A obra de Regularização da Ribeira da Salgueirinha, em Pinhal Novo, prossegue a bom ritmo, decorrendo, neste momento, a intervenção na Rua Pinhal da Salgueirinha, onde está a ser criado mais um dos 11 atravessamentos hidráulicos previstos.

Os troços intervencionados até ao momento em diversos pontos da vila já permitiram minimizar os efeitos das últimas intempéries. A empreitada abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre o Vale do Alecrim e a Barragem da Brejoeira, e representa um investimento superior a 2,5 milhões de euros. Os trabalhos são comparticipados em 85% pelo Fundo Ambiental, cabendo o restante ao Município de Palmela, que assumiu também a responsabilidade do desenvolvimento do processo.

Para além da regularização do leito, limpeza e desobstrução, inclui 11 atravessamentos hidráulicos e é determinante para a qualidade de vida das populações, do ponto de vista da segurança e da qualidade ambiental, pelo seu papel como medida mitigadora dos efeitos das alterações climáticas na região.

A obra, reivindicada há mais de três décadas pela população, tem conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2021. Depois de finalizada, é intenção do Município enquadrar a Ribeira com um parque verde urbano, para melhor fruição desta importante linha de água.

Este é um dos dez maiores projetos nacionais que o Fundo Ambiental está a apoiar, neste momento, em matéria de recursos hídricos. Recorde-se que, a 28 de outubro, a Secretária Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Ferreira de Carvalho, visitou os trabalhos em curso, confirmando, no terreno, a dimensão e a complexidade da empreitada. A Secretária Geral mostrou-se muito agradada com o andamento dos trabalhos, destacando a importante relação estabelecida com o Município para a concretização deste objetivo.

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados