Semana da Mobilidade: Passeio de Bicicleta e ações de sensibilização - participe!

O Município de Palmela volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que se assinala de 16 a 22 de setembro, com um conjunto de iniciativas de sensibilização para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na comunidade, ao nível do ambiente, da saúde e da economia. Esta edição tem como tema inspirador “Eficiência Energética” e como slogan “Combina e Move-te!”, destacando o transporte multimodal.
No arranque da SEM, a 16 de setembro, realiza-se o Passeio de Bicicleta AML, organizado pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e pelos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa, com o objetivo de promover o uso da bicicleta. No concelho, o percurso inicia-se em Palmela, com destino a Quinta do Conde (Sesimbra).
O programa inclui também a divulgação no site e redes sociais Palmela Município da Hora do Conto alusiva ao tema da mobilidade, dirigida ao 1.º Ciclo, e de um vídeo sobre “Condução de bicicleta em meio urbano”, apresentado por Ana Neves, ciclista consagrada no concelho. Vai ser ainda exibido, nos postos de Atendimento Municipal, um conjunto de curtas-metragens sobre “A Mobilidade”.
As iniciativas estendem-se para além do mês de setembro e, a 15 de outubro, numa colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, decorre no Largo José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, a iniciativa “Pedala com a Cofidis”, ação prática de capacitação para o uso da bicicleta dirigida a crianças e jovens.
Município aposta no uso de trotinetes elétricas
Durante a Semana da Mobilidade, vai ser renovado o protocolo que permitirá a continuidade do sistema de micromobilidade elétrica de uso partilhado - trotinetes elétricas nos perímetros urbanos de Palmela, Aires, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Cabanas. No âmbito deste protocolo, vão passar a existir sete áreas de estacionamento físico (cicloparques de uso público), localizadas em Palmela (Paços do Concelho, Piscina e Estação), Pinhal Novo (Piscina e Estações Ferroviárias de Pinhal Novo e Venda do Alcaide) e Quinta do Anjo (Estação Ferroviária de Penalva), assim como áreas de estacionamento virtual.
Estão ainda previstos na vila de Pinhal Novo mais cinco cicloparques de uso público destinados aos meios suaves, localizados na Avenida dos Ferroviários (junto à ciclovia, na imediação da Rotunda dos Dadores de Sangue), na Avenida Alexandre Herculano (em frente ao Pingo Doce), junto à Escola Secundária de Pinhal Novo, na Quinta do Pinheiro (Rua José Saramago) e na Praceta Ferreira da Costa (junto à GNR).
O Município de Palmela está também a desenvolver o projeto-piloto “CicloExpresso | comboios de bicicletas para a escola”, que consiste na ida das crianças para a escola de bicicleta e em grupo, num percurso e horário definidos, com acompanhamento de monitoras/es adultas/os, de forma segura e lúdica. Será um projeto a desenvolver ao longo do ano letivo 2023/2024.
A Câmara Municipal investe, mais uma vez, num conjunto de ações de promoção da mobilidade sustentável e ativa, procurando implementar medidas de carácter duradouro e de futuro, com vista a atingir os objetivos de eficiência energética e de redução de emissões propostos pela SEM.
Estas ações estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade, 7 - Energias Renováveis e Acessíveis, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 - Ação Climática e 15 - Proteger a Vida Terrestre.